Participamos do

Google comemora 115 anos da descoberta do Mecanismo de Anticítera, o 1º computador do mundo

16:00 | Mai. 17, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]O Doodle do Google desta quarta-feira, 17, está comemorando 115 anos da descoberta do Mecanismo de Anticítera, considerado o primeiro computador do mundo criado há mais de 2100 anos. Mas o que ele faz, como surgiu e foi descoberto?

 

De acordo com o Museu Arqueológico Nacional em Atenas, esse mecanismo foi encontrado em 1902 junto a outros artefatos arqueológicos no fundo do mar em uma galé romana, próximo à ilha grega de Anticítera (originalmente Antikythera) - e daí que vem o nome. Inicialmente, não foi dada muita importância para ele, pois era apenas uma peça esquisita e fragmentada de bronze que estava dentre estátuas e outros objetos de maior valor aparente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Foi apenas em 1950 que começaram a analisar os 82 fragmentos corroídos do mecanismo, o qual do lado de fora aparentavam ser apenas engrenagens bem talhadas a mão, como informa o Museu. Posteriormente, em 1971, foram feitas imagens em raios-x e raios gama do objeto que mostraram ele por dentro e revelaram a complexidade do mecanismo.

 

Eram mais de 30 engrenagens sofisticadas. Depois dos estudos, os cientistas perceberam do que se tratava. A máquina mostrava a simulação, com uma precisão impressionante para a época, dos movimentos do Sol, da Lua e de outros cinco planetas. Também era capaz de prever variados eventos astronômicos, entre eles eclipses lunares que poderiam ocorrer séculos depois. O Mecanismo de Anticítera era como um grande calendário e calculadora astronômica.

 

[VIDEO1]De acordo com documento do museu, os cientistas chegaram a pensar que esse dispositivo não tinha como ser tão antigo, pois mesmo um relógio mecânico só começou a ser usado muito tempo mais tarde. Além disso, ele tinha uma engrenagem diferencial, e os cientistas acreditavam que tal tecnologia só seria inventada no século XVI. Muitos especialistas consideram esse mecanismo puramente mecânico e analógico como o primeiro dispositivo computacional do mundo.

 

Não existe uma prova absoluta do criador do Mecanismo de Anticítera, informa o Museu de Atenas. No entanto, ao analisar detalhes da máquina, vários fatores fizeram os especialistas suspeitarem que Arquimedes da Siracusa ou um de seus aprendizes teria sido o realizador daquela peça. Além disso, provavelmente ela não era a primeira versão, pois os cientistas não encontraram sinais de erros ou imperfeições nela.

 

Arquimedes é um dos cientistas mais brilhantes da antiguidade clássica. Entre seus feitos estão: determinar a distância da Terra à Lua, como calcular o volume de uma esfera, o número fundamental π (Pi), estudou a mecânica da alavanca, entre outras descobertas.

 

Essa tecnologia se perdeu de tal forma que algo semelhante a ela só foi ser construído mais de 1500 anos depois. Cientistas indicam que se isso tivesse sido aproveitado, é capaz de o salto tecnológico e científico do mundo tivesse ocorrido muito antes.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente