Participamos do

Windows perde o posto de sistema operacional mais usado do mundo para Android

Presença maciça do Android no celular eleva o sistema do Google ao topo
14:26 | Abr. 04, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Uma pesquisa divulgada pela StatCounter, um dos monitorizadores globais que analisa números relacionados com os utilizadores e a utilização da internet, mostrou que o Android, sistema operacional do Google, ultrapassou no último mês o sistema da Microsoft, com 37,93% de utilização, tornando-se o sistema operacional mais usado do mundo, fazendo com que o Windows perca o posto de sistema operacional mais popular.

Os dados foram divulgados após uma amostra que analisou a origem do tráfego de mais de três milhões de sites e páginas com mais de 15 bilhões de visualizações por mês. O valor traduz a diferença entre os tipos de equipamentos que têm vindo a ser vendidos nos últimos anos.

Apesar da ultrapassagem do Android, Aodhan Culle acredita que o mercado está a mudar novamente e que a Microsoft pode voltar a recuperar o lugar que era seu. "Vai ser difícil para a Microsoft fazer incursões no segmento mobile, mas a próxima mudança de paradigma pode dar-lhe a oportunidade de recuperar o domínio. Isso pode ser na Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, Comandod de Voz ou no Continuum.

O sistema operativo Windows foi responsável por 67,84% dos acessos feitos à internet, com o Android a ser responsável por 14,79% no mês de março. O iOS, da Apple, ocupa a quarta posição ao representar 6,26% dos acessos à internet.

"No entanto, na Ásia, o Android tem 52,2%, bem mais do que os 29,2% do Windows", explica a empresa que realizou a pesquisa.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente