Participamos do

Instagram muda logo e layout; usuários reagem

Mudança ocorreu para "dar mais destaque às publicações dos usuários", disse gerente do Instagram
10:37 | Mai. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O design do Instagram adotou na última quarta-feira, 11, uma mudança radical em seu logotipo e no próprio aplicativo. Nas redes sociais, os usuários reagiram às novidades e os memes já tomam conta do espaço virtual.

A nova identidade visual de seu ícone deixou a máquina fotográfica mais simples e com o formato de quadrado na cor branca de cantos arredondados. O fundo com degradê nas cores laranja, lilás, roxo, rosa choque e azul escuro substituiu o tom marrom e o arco-íris da marca anterior.
Na nova página de login, a tela está bem mais colorida. Já na interface do aplicativo de fotos, as barras azuis-marinhos, que ficavam no topo e no rodapé, foram trocadas por brancas, as deixando mais clean, ou seja, mais claras e limpas.

A gerente de comunicação do Instagram na América Latina, Juliana Amorim, explica o motivo da repaginação. ”Há cinco anos o app surgiu com a função de editar e compartilhar fotos, mas a comunidade evoluiu e passou a agregar interesses diversos. Se tornou o caminho para que os usuários pudessem contar suas histórias de maneira visual --seja a partir de fotos ou a partir de vídeos. E o logo precisava acompanhar essa evolução”, justifica.

Mudança vira meme e é criticada

A repercussão da transformação do logotipo do Instagram foi tema de piadas e críticas nas redes sociais. Os usuários disseram que odiaram a nova logo e pediram o impeachment da nova marca. Uma internauta afirmou que a mudança está deixando-a “perdidinha”. Outros compararam a “originalidade” do degradê das novas cores da Instagram com as da operadora Oi, do aplicativo Globo Play e do site internacional The Next Web (TNW) e até mesmo com um dos temas do Power Point.
[VIDEO1]

[VIDEO2]

[VIDEO3]

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[VIDEO4]

[VIDEO5]
Houve quem afirmasse que o design foi criado por uma criança no computador e, ao final, ele se orgulha do trabalho feito.
[VIDEO6]

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente