Participamos do

Golpe cibernético promete Netflix e Telecine gratuito

Os "cibercriminosos" aproveitam as demandas pelos serviços para espalhar vírus por meio de tutoriais e geradores de logins disponíveis
21:34 | Mai. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Se você receber um e-mail que oferece seis meses de acesso grátis aos conteúdos do Netflix e do canal a cabo Telecine, fique ligado!

Este é um novo golpe que vem sendo usado para disseminar vírus entre usuários brasileiros, segundo informações da empresa de segurança Kaspersky Lab.

De acordo com a entidade, os “cibercriminosos” do País aproveitam as demandas pelos serviços para espalharem "trojans" (programa malicioso), por meio de tutoriais e geradores de logins disponíveis. Ao clicar, eles são instalados na máquina utilizada pelo usuário.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além disso, foi criado um mercado paralelo que oferece credenciais roubadas com um custo mais baixo.

Proteção do Netflix

Desconfie do “benefício”. A única forma de acessar o Netflix de forma gratuita, mas apenas por um mês, é ao se inscrever para usar a plataforma de streaming pela primeira vez - o mesmo acontece com outros serviços como Spotify e Apple Music, por exemplo.

Segundo a empresa de segurança, o Netflix não oferece aos usuários brasileiros recursos de segurança avançados para impedir o roubo de uma conta, como a dupla autenticação.

Por isso, a empresa sugere as dicas abaixo:

1) Se uma senha única e forte: códigos repetidos é uma má prática de segurança, mas comum para a maioria dos usuários. Uma senha forte deve contar letras, números e símbolos. Mais importante, não use essa senha em nenhum outro lugar. Para facilitar a criação e gerenciamento de senhas fortes, a empresa oferece oKaspersky Password Manager.

2) Fique de olho no cadeado: se for acessar sua conta por meio do navegador web, verifique se a página possui conexão SSL (cadeado de segurança que fica no canto esquerdo do navegador). Se ele não for exibido, feche a página, pois ela é falsa.

3) Cadastre seu número de telefone: essa medida pode ser usada para recuperar sua conta, caso ela seja roubada ou a senha seja esquecida. De fato, esse é atualmente o único recurso de segurança oferecido pelo Netflix aos clientes e é altamente recomendável ativá-lo.

4) Não acredite em promoções mirabolantes: é comum que cibercriminosos enviem promoções com pacotes gratuitos ou recursos que não existem no Netflix. A mensagem sempre trará um link para uma página falsa, que solicitará seu login e/ou número de cartão. Na dúvida é melhor não informar nada e excluir a mensagem.

5) Não seja espertinho, o barato pode sair caro: comprar logins roubados ou buscar geradores de logins para tentar usar o serviço gratuitamente pode custar suas informações pessoais e financeiras. A maioria desses programas é falsa e visam apenas infectar o computador do internauta.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente