Participamos do

Samsung lança mouse que rastreia movimentos oculares

A ideia proposta para nova geração de aparelhos da empresa deve beneficiar pessoas com deficiências ou necessidades especiais. O "mouse ocular", no entanto, não será comercializado
15:17 | Nov. 25, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Samsung apresentou nesta terça-feira, 25, uma nova geração de mouse com tecnologia de rastreamento dos olhos. O objetivo é que pessoas com deficiências ou necessidades especiais, impedidas de digitar ou clicar em um computador, possam manipulá-lo com relativa facilidade.

Com a utilização de um aparelho chamado Eyecan%2b, a execução de tarefas, como rolar páginas e mover o cursor, ficará a cargo apenas do movimento ocular. O Eyecan%2b, que mede o tamanho aproximado de receptores de sinal de TV paga, vem acoplado abaixo de monitores e transforma o movimento dos olhos em ações práticas reproduzidas no computador.

Deitado ou sentado, o usuário da tecnologia deve apenas estar posicionado a uma distância entre 60cm e 70cm do monitor ou display. Como o dispositivo memoriza as características do olho, a calibração é feita apenas uma vez.

De acordo com a Samsung, o "mouse ocular" vem com 18 comandos, que são ativados por piscadas e movimentos. Além dos comandos pré-existentes como "copiar", "colar", "selecionar tudo" e "zoom", o usuário tem a opção de criar comandos extras existentes em teclados, como para fechar um programa  ("Alt%2bF4").

Por enquanto, a empresa sul-coreana não irá comercializar o produto, pois a ideia é que uma quantidade limitada seja fabricada especialmente para ser doada a instituições de caridade.

Esta é a segunda vez que a marca desenvolve um mouse com a tecnologia. O primeiro, foi lançado em 2012. A nova geração, por sua vez, apresenta melhorias na calibragem e na interação com os usuários.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente