PUBLICIDADE
Notícias

Engenheiros estimam criação de avião transparente num prazo de 10 anos

Aeronave traria economia, já que o material utilizado seria mais leve que os atuais; experiência de voo se tornaria incrível

15:02 | 25/11/2014
NULL
NULL

Todas as paredes do avião, incluindo as janelas, seriam substituídos por uma tela fina OLED, que se estende por toda a aeronave. Esta é a aposta de um centro britânico de ciência e engenharia, o Center for Process Innovation (CPI), para as aeronaves daqui a 10 anos. 

Seriam instaladas câmeras de alta definição nas paredes que transmitiriam em tempo real o que está do lado de fora da nave, como se fosse de vidro, num panorama de 360°. Todos os comandos de luz, chamadas das aeromoças, controle de volume e escolha de programas de entretenimento seriam digitais.

[FOTO2] 

O projeto será colocado em prática pela CPI e um grupo de parceiros. A estimativa é que num prazo de cinco anos os primeiros protótipos sejam apresentados.

Economia

Os engenheiros da CPI afirmam que 80% do peso do avião não são de pessoas ou bagagem, mas a estrutura do avião e do combustível utilizado. As telas OLED, mais leves, trariam um custo reduzido, onde cada 1% a menos de peso, o veículo aéreo economiza 0,75% de combustível.

[FOTO3] 

A solução se encaixaria nos aviões, unindo a economia de combustível e uma experiência totalmente diferente do voo, que permite uma visão do "céu".

Contrapartida

Viagens durante o dia em locais muito quentes e com o céu muito limpo não trariam muitos benefícios, visto que o excesso de luz, principalmente na cabine do piloto, seria desagradável.

Além disso, passageiros que tem medo de altura poderiam ter uma sensação aterrorizante nas alturas.

[VIDEO1] 

Redação O POVO Online 

TAGS