Participamos do

Nintendo completa 125 anos de história

A mais antiga produtora de games foi fundada em 1889
16:05 | Set. 23, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Nintendo, empresa japonesa lendária de games, está comemorando 125 anos de existência nesta terça-feira, 23.

A empresa foi fundada em 23 de setembro de 1889, em Kyoto, mas no início consolidou-se com a produção de produtos como brinquedos e cartas de jogo de baralho. A entrada no mundo dos games, entretanto, só ocorreu em 1974 quando Hiroshi Yamauchi lançou olhar empreendedor sobre a marca.

Ainda que não viva um de seus melhores momentos, a Nintendo tem muito a comemorar, tanto pelo sucesso prolongado, quanto pela paixão dos fãs gamers, marcando gerações. Em 2013, por exemplo, o console Wii U registrou baixas significativas de vendas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A fabricante de games criou inúmeros personagens que se tornaram parte da história da cultura pop, como Mario, o gorila Donkey Kong e Pikachu. Dentre as séries aclamadas pelos 'nintendistas' estão "Super Mario Bros.", "The Legend of Zelda", "Metroid" e "Star Fox". O lançamento de vários consoles e portáteis de sucesso levou a Nintendo a se transformar num império de US$ 85 bilhões.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente