Japoneses desenvolvem assento que detecta se motorista está bêbado
A tecnologia desenvolvida no Japão consiste num sensor que é colocado dentro de um assento ou mesmo de um colchão
Pesquisadores japoneses desenvolveram um assento que indica se o condutor está bêbado.
Co-desenvolvida pela Universidade de Hiroshima, pela Universidade de Tokyo e pela empresa Delta Tooling, a tecnologia capta o som e a vibração que o sistema cardiovascular gera na pele do motorista, mais precisamente em suas costas, independente de barulhos externos.
Por inércia ou por uma falha cardíaca, a tecnologia se torna capaz de alertar variações e irregularidades comuns no consumo de álcool ou de drogas. O sensor consiste em um microfone que pode ser integrado a um tecido espumoso sem provocar incômodo para o usuário.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineQuando colocado no assento de um carro, o aparelho é capaz de detectar se o motorista está dirigindo sob o efeito do álcool e de qualquer droga, ou se fica sonolento ao volante.
Conforme detalhou a publicação Nikkei Technology neste sábado, 13, além de ser utilizado com motoristas, a nova tecnologia também pode ser colocada em uma cama, para avisar, por exemplo, se o pulso de um paciente está irregular ou se está sofrendo um infarto.
Redação O POVO Online
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente