Nanossatélite nacional será lançado no primeiro semestre

Em maio de 2014, o segundo nanossatélite brasileiro e o primeiro Cubesat nacional serão levados ao espaço pelo lançador russo DNPER. A confirmação veio dos pesquisadores Otávio Durão, gerente do Projeto no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Nélson Schuch, gerente do Projeto no Centro Regional Sul (CRS/Inpe), em Santa Maria (RS), e coordenador do Programa NanosatC-BR.
O lançamento, no entanto, pode ser antecipado para a abril, já que os recursos necessários para a finalização, lançamento e operação do NanosatC-BR1 já foram liberados pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Além disso, em fevereiro serão realizados os últimos testes com o modelo de voo, que é o satelite sem os painéis solares e antenas.
De acordo com Durão, as três cargas úteis do nanossatélite passaram por um processo de instalação e testes logo depois da integração à plataforma, assim como cada subsistema, todos com funcionamento nominal.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineEm sua opinião, o diferencial da missão é o teste em ambiente espacial de um circuito integrado projetado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul (RS), e produzido por uma indústria brasileira.
Redação O POVO Online
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente