Doenças relacionadas ao trabalho: veja lista completa das enfermidades

Lista atualizada pelo Ministério da Saúde inclui 165 novas patologias; quantidade de códigos de diagnósticos passa de 182 para 347; confira

O Ministério da Saúde divulgou uma atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho. No Diário Oficial da União, foram incluídas 165 novas patologias publicadas na portaria da entidade. De acordo com o governo, a "quantidade de códigos de diagnósticos passa de 182 para 347".

A lista foi atualizada nessa quarta-feira, 29, após a publicação de uma portaria assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade.

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Entre as doenças presentes na lista atualizada, o ministério define o burnout como um esgotamento que pode acontecer por fatores psicossociais relacionados à gestão organizacional, ao conteúdo das tarefas do trabalho e a condições do ambiente corporativo.

Além disso, outra novidade foi a ampliação especificada de transtornos mentais. Na lista original, publicada em 1999, já constavam problemas como abuso de álcool e estresse grave por conta de circunstâncias referentes ao trabalho.

Márcia Bandini, médica e professora na Área de Saúde do Trabalhador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fez parte da coordenação técnica responsável pela portaria do Diário Oficial da União.

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Ao g1, ela explicou que a nova lista recupera uma lacuna de mais de 20 anos em que a ciência avançou e o próprio trabalho sofreu diversas modificações.

A lista tinha sido atualizada em 2020, após assinatura do até então ministro Eduardo Pazuello, sendo que a Covid-19 era uma das doenças que já constavam nela. Entretanto, a portaria foi revogada cinco dias depois.

O documento tem duas partes: a primeira apresenta os riscos para o desenvolvimento de doenças. Já a segunda estabelece as doenças para identificação, diagnóstico e tratamento.

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O que se entende por Saúde do Trabalhador?

Conforme informações governamentais, a Saúde do Trabalhador é o conjunto de atividades do campo da saúde coletiva que se destina à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores.

Além disso, também é visada a recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

Sobre a Saúde do Trabalhador, destina-se às seguintes finalidades:

  • I - orientar o uso clínico-epidemiológico, de forma a permitir a qualificação da atenção integral à Saúde do Trabalhador
  • II - facilitar o estudo da relação entre o adoecimento e o trabalho
  • III - adotar procedimentos de diagnóstico
  • IV - elaborar projetos terapêuticos mais acurados
  • V - orientar as ações de vigilância e promoção da saúde em nível individual e coletivo.

"As mudanças na lista vão contribuir para a estruturação de medidas de assistência e vigilância que possibilitem locais de trabalhos mais seguros e saudáveis. A nova lista atenderá toda a população trabalhadora, independentemente de ser urbana ou rural, ou da forma de inserção no mercado de trabalho, seja formal ou informal", disse a pasta.

Qual a importância da Saúde do Trabalhador?

A saúde no trabalho é uma pauta que tem sido frequentemente levantada, já que uma organização que cuida do bem estar dos seus funcionários evita problemas futuros com a saúde dos colaboradores. Ações deste tipo também acabam diminuindo acidentes e acabam reduzindo o absenteísmo.

A nova lista também inclui comportamentos como uso de sedativos, canabinoides, cocaína e abuso de cafeína como transtornos que podem ser consequência de jornadas exaustivas, assédio moral no trabalho, além de dificuldades relacionadas à organização empresarial.

Também foram adicionados transtornos como ansiedade, depressão e tentativa de suicídio como patologias que podem ser decorrentes do estresse psicológico vivido do trabalho.

Na publicação de 1999, os episódios depressivos eram associados somente ao contato com substâncias tóxicas como mercúrio e manganês.

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