Estudo identifica 6h44min como horário ideal para começar dia com bom humor

Além do horário ideal, estudo detalha rotina da manhã que influencia a disposição para o dia. Mas "ritual" deve ser adaptado para a realidade de cada indivíduo

Uma matemática afirma ter encontrado a fórmula perfeita para o bom-humor matinal. O método, no entanto, é um pouco custoso para aqueles acostumados a não acordar cedo. Isso porque, de acordo com o estudo realizado pela britânica Anne-Marie Imafidon, a melhor hora para despertar é as 6h44min da manhã.

Segundo a pesquisadora, no entanto, a pessoa não deve sair da cama até às 7h12. Esse tempo é reservado para acordar, espreguiçar. Depois de levantar, o segundo passo é destinar 21 minutos para algum exercício. Em seguida, dez minutos para um banho, terminando com longos 18 minutos de café da manhã. Além disso, o estudo ainda ressalta um ponto importante, é extremamente necessário ter um um sono de, pelo menos, oito horas por noite.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A fórmula foi desenvolvida com base em uma pesquisa com 2.000 adultos no Reino Unido, que foram questionados sobre rotinas matinais e como se sentiram depois.

Segundo Anne-Marie, embora os horários sejam bem definidos, cada pessoa pode ajustá-los para que melhor se adaptem à própria rotina. “É interessante ver como diferentes fatores em nossa rotina matinal podem nos preparar para o resto do dia. Especialmente depois que muitos de nós admitimos acordar regularmente de mau humor”, diz a matemática.

Equação matemática

Os resultados foram baseados em uma pesquisa que avaliou que três em cada dez britânicos acordam de mau humor, enquanto um quarto dos entrevistados tem uma melhora de ânimo até as 11 horas.

Além disso, quatro em cada dez entrevistados revelou que não sabe como mudar o dia se começar mal. Metade ainda atribuiu o despertar difícil a um sono interrompido. Já 30% relataram que a data de café da manhã afeta a disposição matinal.

Com os dados, a pesquisadora calculou o tempo estimado para que as pessoas passem tomando banho, comendo, exercitando-se e fazendo outras atividades com base em quanto tempo elas dormem e ficam na cama.

O total de minutos gastos tomando banho e se exercitando mais o dobro dos minutos gastos comendo compõem a primeira parte da fórmula. Os minutos gastos no café da manhã recebem uma ponderação dupla por causa do quanto os participantes da pesquisa disseram que valorizavam a primeira refeição do dia.

A soma então é dividida pela diferença entre oito horas (quantidade de tempo recomendada para dormir) e o tempo real gasto dormindo, multiplicado pelas horas a mais que você sai da cama. Já os minutos destinados a atividades de 'preparação', como ler ou meditar, são adicionados. O resultado final precisa ser maior que 37. “Significa que você está tendo um bom dia”, afirmou Anne-Marie Imafidon.

A pesquisadora ressaltou que, apesar de detalhado, o método não é exato e nem baseado em dados científicos. Funciona mais como um guia de preferência e quanto tempo deve-se gastar em cada um de seus gostos. Afinal, tendo em vista que quanto mais você gosta de algo pela manhã, mais tempo você deveria ter para fazê-lo.



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fórmula bom humor rotina matinal perfeita rotina matinal bom humor bom humor de manhã estudo acordar 6:44 min ciência

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar