Varíola dos macacos: "Bolhas não param de doer", diz paciente de caso suspeito

A mulher pode ter contraído a infecção no hotel em que trabalha, no Rio de Janeiro. Em vídeo, ela relata sintomas

O depoimento de uma mulher com suspeita da varíola dos macacos tem repercutido nas redes sociais nesta terça-feira, 21. O vídeo foi gravado pela própria paciente, que não teve o nome divulgado, residente do município de Itaguaí, Rio de Janeiro. Ela relata fortes dores no corpo e febre. Na gravação, ela ainda aponta a presença de glândulas inflamadas, nas regiões do rosto e no colo. A mulher está em isolamento domiciliar, enquanto espera os resultados dos exames.

A paciente, que tem 25 anos, foi atendida pelo hospital da cidade. "Ontem, eu fui para o [Hospital] São Francisco [Xavier], com suspeita de varíola. O meu rosto está bem agressivo, com glândulas, aqui no pescoço e um pouco mais abaixo. Eu estou com muitas dores, com muita febre, muitas dores de cabeça, e essas bolhas não param de doer", relata a paciente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ela está tomando dipirona e deocil para minimizar as dores. Os sintomas surgiram por volta do dia 14 de junho. A mulher trabalha em um hotel que recebe um número considerável de turistas estrangeiros. Contudo, segundo depoimento ao portal Atual, ela não estaria trabalhando no local há mais de um mês.

Atualmente, a paciente está em isolamento domiciliar, e o quadro de saúde está sendo monitorado. Nessa segunda-feira, 22, profissionais de saúde foram à casa da mulher para coletar material e enviar para análise no Instituto Oswaldo Cruz.

A Prefeitura de Itaguaí, em nota ao site Uol, declarou que o diagnóstico da paciente está em investigação e que medidas de contenção e controle foram adotadas. A secretaria estadual também ressaltou que o monitoramento do caso está sendo realizado pela vigilância municipal, com apoio da vigilância estadual.

Atualmente, o Brasil registra oito casos confirmados da varíola dos macacos: quatro em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e outros dois no Rio de Janeiro.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Varíola dos macacos sintomas varíola dos macacos saúde mulher contrai varíola macacos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar