Participamos do

Confira o andamento da vacinação contra Covid-19 nas capitais brasileiras

Até está terça-feira, 19, ao menos 23, das 26 capitais brasileiras anunciaram ter dado início ao processo de vacinação contra a Covid-19
19:50 | Jan. 18, 2021
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com a chegada das primeiras doses da vacina CoronaVac, que começaram a ser distribuídas na manhã desta segunda-feira (18) pelo país, os estados de Goiás, Piauí, Salvador, Espirito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Tocantins, Rio de Janeiro e Santa Catarina iniciaram o processo de vacinação em suas respectivas capitais. Outras 12 capitais afirmaram ter recebido as doses da vacina contra Covid-19 e que iriam começar a vacinar o grupo prioritário, idosos, profissionais de saúde e indígenas, na terça-feira, 19.

O restante das capitais pontuou que começará a distribuir as doses na quarta-feira, 20. Ao todo, nesta primeira etapa, o Brasil conta com seis milhões de doses do imunizante fabricado pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. 

Goiás

Em Anápolis (GO), cidade a 50 quilômetros de Goiânia, o governador Ronaldo Caiado lançou oficialmente a campanha de vacinação em Goiás, em um evento realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Leblon, por volta das 17h. A primeira goiana a receber uma dose da vacina foi a aposentada Maria Conceição da Silva, de 73 anos. Mãe de seis filhos, Conceição da Silva trabalhou como doméstica e gari, ficou cega de um olho, tem problemas de hipertensão e hoje reside no Abrigo dos Velhos Professor Nicéphoro Pereira da Silva, em Anápolis.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao todo, as 87.172 doses do imunizante serão divididas da seguinte forma no estado: pessoas com 60 anos ou mais que vivem em asilos (8.828); pessoas com deficiência que também vivem em unidades de acolhimento (475); população indígena vivendo em terras indígenas (320); e trabalhadores de saúde (77.549).

Piauí

A vacinação dos piauienses contra a covid-19 também teve início no final da tarde desta segunda-feira (18), em solenidade com a presença de autoridades, ocorrida no pátio da Secretaria Estadual de Saúde, em Teresina. O primeira receber a dose foi o médico obstetra Joaquim Vaz Parente, de 75 anos, que atua há 45 anos na da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), com mais de 20 mil partos realizados na carreira. 

Em seguida, enfermeira Sheyla Barbosa dos Santos, de 33 anos, que atua na Unidades de Terapia Intensiva de covid-19 do Hospital Natan Portella. Também foram imunizadas, na sequência, a técnica de enfermagem Marta Regina de Sousa Madeira, de 42 anos, funcionária do Hospital Getúlio Vargas; a técnica de enfermagem Modestina Bezerra da Silva, de 60 anos, que atua da UTI covid-19 do Hospital Infantil Lucídio Portella e a enfermeira Ana Maria Brito dos Santos, de 52 anos, que trabalha no Hospital da Polícia Militar. 

Incialmente, o Piauí recebeu do Ministério da Saúde 61.160 doses da vacina CoronaVac. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) esclareceu, em nota, que serão 28.651 mil doses para profissionais da saúde, 10 para pessoas com deficiência institucionalizadas, 460 doses para pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e 21 para indígenas vivendo em terras demarcadas.

Santa Catarina

O enfermeiro Júlio César Vasconcellos de Azevedo foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19 em Santa Catarina. Ele recebeu a primeira de duas doses da Coronavac por volta das 17h30 desta segunda-feira (18), no Instituto de Cardiologia em São José, cidade da região metropolitana de Florianópolis. Azevedo tem 55 anos e trabalha há 26 no Hospital Celso Ramos, na capital. Além dele, também foram vacinados João de Jesus Cardoso, idoso de 81 anos, que mora em uma instituição de longa permanência, e a líder indígena Kerexu Yxapyry, da terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, Santa Catarina recebeu, nesta primeira fase, um total 144.040 doses da Coronavac, que serão usadas para imunizar 68.580 pessoas, com duas doses cada, como preconiza o protocolo para a vacinação. 

O primeiro grupo a receber as vacinas em SC é formado por trabalhadores da saúde, a população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas, e população indígena que vivem em aldeias.

São Paulo

Ontem (17), São Paulo foi o primeiro estado a dar o pontapé na vacinação contra a covid-19, logo após a aprovação de uso emergencial dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Rio Branco

Na capital do Acre, a vacinação deve ter início apenas na terça-feira, 19, com a distribuição de 41 mil doses. Os lotes com a vacina estavam previstos para aterrissar às 23h55min da segunda, 18

Maceió 

O governo de Alagoas disse que começa nesta terça-feira, 19, o processo de imunização contra a Covid-19, com aplicação da vacina em cerca de 35 mil profissionais de saúde. A cidade recebeu, nesta segunda-feira, 18, aproximadamente 70 mil doses, que devem garantir as duas aplicações aos profissionais. 

Macapá,

No Amapá, 31 mil doses da vacina chegaram na noite desta segunda-feira, 18, porém, somente serão distribuídas e aplicadas no grupo prioritário, a partir desta terça-feira, 19. 

Manaus

No Amazonas, 48 mil doses da CoronaVac chegaram no início da noite desta segunda-feira, 18. A prefeitura de Manaus prometeu começar a aplicação das vacinas ainda na segunda, mas até as 23h ainda não havia confirmação de que as doses haviam sido distribuídas.

Salvador

Na Bahia, 42 mil doses da vacina contra Covid-19 chegaram por volta das 22h22min na capital. Governo do estado e a prefeitura de Salvador prometeram que a primeira dose seria aplicada de forma simbólica ainda na segunda, 18, e que na terça, 19, se daria de fato a distribuição das doses da vacina.

Brasília

No Distrito Federal, as autoridades de saúde locais frisaram que o processo de imunização começaria apenas às 10h da manhã desta terça, 19, com a distribuição de 105 mil doses para aplicação. 

Vitória

Capital do Espirito Santo afirmou que começaria a imunização ainda na segunda, 18, tendo a primeira dose aplicada em uma servidora da área da saúde no hospital Jayme Santos Neves e que nesta terça-feira, 19, enviará todo o restante das 50 mil doses para centros de distribuição regionais.

Goiânia

Apesar de ter recebido 30 mil doses da vacina, às 17h da segunda, 18, a capital de Goiânia, afirmou que só começará a vacinar  a população na quarta-feira, 20.

São Luís

Maranhão recebeu 123.040 doses da vacina e iniciou a imunização na Capital, São Luís em um evento simbólico, vacinando quatro profissionais de saúde e uma indígena da aldeia Arariboia. A primeira a se vacinar foi a técnica em enfermagem do Hospital Dr. Carlos Macieira, Ele Maia Sousa.

Cuiabá

Ainda que 30 mil doses da vacina tenham desembarcado no Mato Grosso, o governo de Cuiabá, afirmou que começará imunização de profissionais de saúde e idosos na quarta, 20.

Campo Grande

A imunização no Mato Grosso do Sul teve início em evento simbólico na segunda-feira, 18. A primeira a se vacinar foi a indígena Domingas da Silva, de 92 anos, no Hospital Regional do Mato Grosso do Sul. Estado garantiu que até as 8h de terça, 19, todos os municípios receberiam doses da vacina para aplicar no grupo prioritário. Ao todo, foram enviadas 158 mil doses para o estado. 

Belo Horizonte

Em Minas Gerais, começou nesta segunda-feira, 18, a imunização da população contra Covid-19. Com 60 mil doses da CoronaVac,o governo de Belo Horizonte espera imunizar 30 mil profissionais de saúde. A primeira a receber a dose foi a técnica em enfermagem Maria do Bonsucesso Pereira, ainda no aeroporto da capital. 

Belém

Em terras paraenses, 173.240 doses da vacina foram recebidas nesta segunda-feira, 18, pelo governador Helder Barbalho (PT), que afirmou que a vacinação em Belém, assim como a distribuição do imunizante para o interior será a partir de terça, 19

João Pessoa

Na Paraíba, 92.960 doses da vacina chegaram no estado por volta das 21h desta segunda-feira, 18, porém o atraso no voo fez com que o governo afirmasse que somente iria distribuir as doses aos municípios a partir de terça, 19. A decisão inclui João Pessoa, onde a vacinação deve ter início também nesta terça. 

Curitiba

Assim como em todo o Paraná, para a capital, a previsão é de que a vacinação contra a Covid-19 comece apenas na quarta-feira, 20, com a distribuição de 39 mil doses da vacina. 

Recife

Os pernambucanos receberam 67 mil doses do agente imunizador contra Covid-19 e deve começar a vacinar profissionais de saúde na terça-feira, 19.

Teresina

No Piauí, a vacinação simbólica teve início nesta segunda, 18, com aplicação de seis doses da vacina. Sendo o primeiro a receber o imunizante, o médico Evangelista Rosa, autor de 20 mil partos ao longo da carreira. A vacinação de modo geral deve começar no estado somente na quarta-feira, 20. 

Natal

Rio Grande do Norte recebeu 82.440 doses da vacina e deve dar início ao processo de imunização no estado com um evento simbólico em Natal, na manhã de terça-feira, 19

Porto Alegre

Rio Grande do Sul deve dar início ao plano de vacinação contra Covid-19 apenas nesta terça-feira, 19, com previsão de aplicação de 51,6 mil doses da vacina na capital, Porto Alegre. 

Porto Velho

Em Rondônia, a previsão é de que as doses chegam na Capital, Porto Velho, por volta das 6h da manhã de terça-feira, 19. Estão previstas 49 mil doses para o estado.

Boa Vista

Na capital de Roraima, a vacinação contra Covid-19 deve começar apenas na quarta-feira, 20, já que a Secretária de Saúde do Estado está realizando uma oficina de capacitação para os profissionais de saúde que irão aplicar as doses. 

Aracaju

Na capital de Sergipe, Aracaju, cerca de 48 mil doses da vacina contra Covid-19 desembarcaram ainda nesta segunda, 18, mas a aplicação do imunizante deve ter início apenas na terça, 19. 

Palmas

Tocantins recebeu 44 mil doses do agente imunizador contra a infeção causada pelo novo coronavírus e deu início a vacinação em Palmas, capital, com aplicação simbólica de três doses da vacina. A primeira a receber a vacina no Tocantins foi a enfermeira Edileuza Ferreira de 52 anos. O governo do estado afirmou que iria dar início a distribuição das doses para os municípios a partir de terça, 19. 

Rio de Janeiro

Com carga de 487.520 doses de vacina contra Covid-19, o Rio de Janeiro deu início a vacinação ainda na segunda-feira, 18, em uma cerimônia na base do Cristo Redentor. Com 80 anos, Terezinha da Conceição e a técnica em enfermagem Dulcinéia da Silva, de 59 anos, foram as primeiras fluminenses a se vacinarem contra a infecção pelo novo coronavírus. 

* Com Agência Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags