Participamos do

Cientistas afirmam ter conseguido reverter processo de envelhecimento humano com tratamento com oxigênio

As informações são de um estudo publicado na revista americana Aging. Ao todo, 35 adultos com mais de 64 anos passaram por processo de oxigenoterapia
23:01 | Nov. 23, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um estudo publicado na revista americana Aging aponta que um grupo de cientistas reverteu o processo de envelhecimento humano por meio de tratamento com oxigênio. Ao todo, 35 adultos com mais de 64 anos passaram pelo processo de Oxigenoterapia Hiperbárica, responsável por reverter dois indicadores-chave do envelhecimento, o encurtamento dos telômeros e o acúmulo de células senescentes com defeito.

No processo, cada idoso foi colocado em câmaras de oxigênio pressurizado, onde tiveram que respirar oxigênio puro por meio de uma máscara durante 90 minutos. A câmara pressurizada imita um estado de ‘hipóxia’, ou falta de oxigênio, permitindo que os tecidos dissolvam mais oxigênio, o que tem efeitos regenerativos bem conhecidos.

De acordo com os pesquisadores, o tratamento com oxigênio alterou os corpos das pessoas idosas em nível celular para o que eram 25 anos antes. Os resultados mostram que o teste permitiu que os telômeros voltassem a crescer em mais de 20%. Enquanto suas células senescentes sofreram uma redução em até 37%. Os testes demoraram três meses para serem finalizados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Esse estudo é o mais recente de uma série de testes que tentam compreender o processo antienvelhecimento, bem como aumentar a expectativa de vida, ao mesmo tempo que faz as pessoas se sentirem mais jovens. A premissa é que o envelhecimento pode ser curado como uma doença, afirmam os cientistas. As informações são do portal Jornal DCI.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar