Dia Mundial da Limpeza incentiva cuidados contra Covid-19 e práticas que fortalecem coletividade

Este ano, o movimento será parcialmente virtual e parcialmente presencial, com poucos grupos reunidos. É o caso no Ceará, promovendo uma limpeza da orla de Fortaleza através de voluntários e de líderes regionais.

ESte sábado, dia 19 de setembro, será marcado em 2020 como o Dia Mundial da Limpeza (Clean Up Day). A mobilização ocorre anualmente em mais de 180 países, incluindo o Brasil - em 2019, cerca de 320 mil voluntários atuaram em 1200 cidades em ações sociais.

O movimento é conhecido por articular de uma até milhares de pessoas simultaneamente em um mesmo lugar para a prática de uma ação solidária envolvendo o planeta e a sua limpeza: uma limpa no guarda-roupa, por exemplo, pode possibilitar a doação de roupas que você não utiliza mais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Devido a pandemia do novo coronavírus, as ações não irão reunir essas pessoas presencialmente, mas sim através de uma hashtag: #EuCuidoDoMeuQuadrado é o tema da ação em 2020, incentivando voluntários a limparem espaços como suas ruas e condomínios, além da limpeza virtual (redes sociais, arquivos e-mails) ou ainda praticar a meditação como limpeza mental.

No Ceará, uma das ações coletivas de limpeza reunirá mergulhadores profissionais na orla de Fortaleza para limpeza da praia e dos mares neste sábado, 19, pelo início da manhã. A ideia é montar duas equipes em locais diferentes, onde cada uma ficará responsável por uma das limpezas sem demais aglomerações.

Victor Novaes é um dos voluntários que marcará presença amanhã. Mergulhador há dez anos, será a primeira vez que participará da data através da mobilização social. Já atuante pela causa, explica que o momento mais pontual que um interessado em colaborar para o planeta pode agir é durante a escolha de um representante que trabalhe pautas ambientais, além de articulação de um projeto regional.

"Estamos vendo o que está acontecendo no Pantanal e é difícil interferir. Às vezes é difícil você interferir em uma ação nacional como essa, mas no caso do projeto de mergulho, nós podemos colocar a mão na massa", explica.

Líder da mobilização no Ceará, a paulista Erika Beux atua em ações ambientais por todo o Brasil e pelo Mundo. Em Fortaleza desde o início do mês passado, a bióloga explica sobre a importância de preservar a biodiversidade existente na orla de Fortaleza.

Devido as movimentações da corrente oceânica, o lixo jogado no mar ou próximo aos espigões acabam sendo concentrados nessas pedras. "Ali tem muitos animais marinhos que convivem entre si: peixes, camarões e lagostas, inclusive tubarões-lixa e golfinhos circulam no mar com plásticos, latinhas e saquinhos de salgadinhos", explica.

Vídeo publicado nas redes sociais mostram as espécies que convivem no local. Entretanto, garrafas de plástico e outros itens de responsabilidade humana que não deveriam estar ali se unem a vivência dos animais. "Nossa ideia é conscientizar as pessoas para que não joguem lixo no mar ou de uma forma irresponsável", cita a bióloga.


Apesar da ação, Erika não espera outros voluntários além dos já confirmados para evitar aglomerações. "O que nós podemos incentivar é que a pessoa faça ações dentro 'do seu próprio quadrado'. Sempre há alguma coisa guardada que pode ser repassada. Realizar a limpeza de arquivos no seu computador ou fazer uma meditação também é uma limpeza diferente. São pequenas coisas que ajudam o movimento", articula.

Confira algumas dicas para participar do movimento:

O Instituto Limpa Brasil é um dos responsáveis por articular a mobilização no Brasil. Mesmo com as diferenças em 2020, ainda é possível colaborar para ajudar a natureza neste ano. Confira:

- separe seus resíduos em até três frações: reciclável, rejeito e orgânicos;

- pratique o plantio de mudas através de uma horta ou de compostagem em sua casa, no seu trabalho ou no seu bairro;

- realize individualmente ou em pequenos grupos de seu convívio diário um multirão de limpeza, lembrando de seguir todas as medidas contra a Covid-19;

- pratique atividades que possam contribuir para a sua limpeza mental; meditação, prática de esportes, música, dança, yoga e literatura estão entre as dicas;

- realize uma limpeza virtual; comece limpando seu celular de aplicativos que você não usa há bastante tempo. Siga após para a limpeza do computador, deletando arquivos duplicados ou que você não os utiliza mais. Logo depois passe para a limpeza da caixa de entrada do e-mail. Ter medo é normal, então seja firme e aperte o botão deletar.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

world clean up day dia mundial da limpeza limpeza dia mundial 19 de setembro world clean up day dia mundial da limpeza 2020 2020 dia mundial da limpeza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar