PUBLICIDADE
Saúde
NOTÍCIA

São 20 os casos suspeitos de coronavírus no Ceará; todos estão em isolamento domiciliar

Mais cedo, o governador Camilo Santana (PT) anunciou a liberação de R$ 45 milhões para ações de combate ao vírus

Matheus Facundo
19:36 | 12/03/2020
Movimentação de voos internacionais e domésticos após confirmação de caso de coronavírus no Brasil. Em destaque, pessoas com malas e máscaras no Aeroporto Internacional de Fortaleza
Movimentação de voos internacionais e domésticos após confirmação de caso de coronavírus no Brasil. Em destaque, pessoas com malas e máscaras no Aeroporto Internacional de Fortaleza (Foto: BÁRBARA MOIRA)

Continua em 20 o número de casos suspeitos de coronavírus no Ceará. A maioria segue sendo em Fortaleza, com 15 notificações. Aquiraz, Caucaia e Quixadá contam com uma suspeita cada, enquanto o município de Crato tem dois em investigação.

No total, desde o início dos registros de suspeitas no Estado, já foram 62 casos descartados com maioria absoluta na Capital cearense, 62. O território cearense segue sem casos confirmados de acordo com boletim diário da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Durante coletiva para discutir o plano de contingência contra o coronavírus no Ceará na tarde desta quinta-feira, 12, o titular da Sesa, Dr. Cabeto, reiterou as ações. "O Estado está preparado para casos mais com complexos e que precisem de atenção e terapia intensiva mas até o momento é importante que frisar que não há casos de transmissão comunitária no Ceará", pontua.

Mais cedo, o governador Camilo Santana (PT) anunciou a liberação de  R$ 45 milhões para ações de combate ao vírus. 

Sobre os 20 pacientes em suspeita, o secretário informou que o estado de saúde deles é estável e disse ainda que todos se encontram em isolamento domiciliar.

Ações contra o coronavírus

A partir da próxima terça-feira, 17, o Ceará passará a realizar o exame para testagem de coronavírus. Atualmente, o Estado apenas realiza a coleta e envia as amostras para outros Estados darem o resultado. Testes serão feitos no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen).

Nesta quinta-feira, 12, a Sesa pediu mais 1.500 kits de coleta de amostras ao Ministério da Saúde. 240 já haviam sido pedidos nesta semana.

Leitos extras

Durante coletiva, foi anunciado a implantação de 230 novos leitos em hospitais particulares da Capital como medida de contingência do coronavírus. São 200 de enfermaria e 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

Para o Interior, 100 novos leitos de enfermaria e 50 de UTI foram solicitados e serão destinados ao Hospital Regional Norte, em Sobral, ao Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim e ao Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte.