Participamos do

Japão atualiza regras para tratamento do novo coronavírus

O plano atualizado da pasta prevê, para áreas com surtos excessivos, a realização de exames de detecção do vírus em pacientes em estado grave, excluindo da medida pessoas com sintomas moderados
11:46 | Mar. 02, 2020
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão definiu novas diretrizes para a prevenção do contágio com o novo coronavírus — entre as quais a de dar a governos provinciais e municipais poder de decisão quanto a solicitar a pacientes com sintomas moderados a se recuperar em casa.

O governo japonês anunciou, no mês passado, plano para conter a disseminação do coronavírus, mas fez a ressalva de que algumas medidas seriam alteradas se houvesse um significativo crescimento no número de pacientes em certas regiões.

O plano atualizado da pasta prevê, para áreas com surtos excessivos, a realização de exames de detecção do vírus em pacientes em estado grave, excluindo da medida pessoas com sintomas moderados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Se for ocorrer uma escassez de leitos hospitalares, indivíduos com sintomas moderados serão solicitados a se recuperar na própria moradia. Atualmente, todos os pacientes tidos como infectados estão hospitalizados.

Além disso, o plano prevê a designação ou criação, nas diversas regiões, de instituições médico-hospitalares capacitadas a tratar de pacientes com dependência de diálise e gestantes contagiados.

O ministério ressalta que, dadas as diferenças em sistemas de atendimento médico-hospitalar entre as regiões, cabe aos governos provinciais explicar aos habitantes as medidas adotadas e tomar decisões com base nas suas próprias circunstâncias.

Legislação especial

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou que o governo vai esboçar rapidamente uma legislação em preparação para o pior cenário possível diante do surto do novo coronavírus.

Abe se dirigiu ao comitê da Câmara Alta, nesta segunda-feira, em relação ao pedido de fechamento de escolas em todo o Japão, a partir de hoje, até o início das férias de primavera – que ocorre no fim de março no Japão.

O premiê afirmou que a saúde e a segurança das crianças são a maior prioridade, e que uma epidemia entre crianças nas escolas deve ser evitada a todo custo.

Abe acrescentou que é importante focar no pior cenário possível, incluindo medidas que devem ser tomadas caso o contágio se espalhe rapidamente em determinadas áreas.

O primeiro-ministro afirmou que o governo vai esboçar uma legislação imediatamente para minimizar o impacto do surto do vírus no cotidiano das pessoas. As medidas podem incluir declaração de estado de emergência.

*Emissora pública de televisão do Japão

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar