Participamos do

Pesquisadores da USP identificam genoma do coronavírus em 48 horas

Sequência completa do genoma viral recebeu o nome de SARS-CoV-2
00:00 | Fev. 29, 2020
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após 48 horas da identificação do primeiro caso nacional de coronavírus, cientistas da Universidade de São Paulo (USP) conseguiram sequenciar o genoma do vírus que foi identificado no Brasil na última quarta, 26. Em média, os grupos de pesquisa no resto do mundo levam cerca de 15 dias para conseguir realizar o sequenciamento. No Brasil, a iniciativa foi lançada com o objetivo de agilizar esse processo.

O trabalho de identificação do vírus foi realizado por cientistas do Instituto Adolfo Lutz, do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP e da Universidade de Oxford. Eles fazem parte do projeto Cadde, apoiado pela Fapesp e pelo Medical Research Centers, do Reino Unido, e que desenvolve novas técnicas para monitorar epidemias em tempo real.

A amostra, que foi retirada do paciente paulista de 61 anos que havia passado quase duas semanas na região da Lombardia, a mais afetada da Itália, é geneticamente parecida com a de um genoma sequenciado na Alemanha. A sequência completa do genoma viral recebeu o nome de SARS-CoV-2. Conhecê-lo, de acordo com os pesquisadores, é importante para compreender como se dá a propagação e para detectar mutações que possam alterar a evolução da doença, auxiliando o desenvolvimento de vacinas e de tratamentos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar