PUBLICIDADE
Saúde
Especial Saúde Bucal

Estúdio de branded content do O POVO ganha prêmio nacional com reportagem sobre odontologia

20:53 | 12/11/2018
Paulo Emanuel Lopes e Adailma Mendes (Foto: Camila de Almeida)
 
 
O Sindicato Nacional de Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog) anunciou nesta segunda-feira, 12, o Especial Saúde Bucal como vencedor de sua premiação na categoria Promoção da Saúde Bucal 
  
O LAB 282, estúdio de branded content do Grupo O POVO, venceu o prêmio Sinog 2018 na categoria Promoção da Saúde Bucal. A premiação é oferecida anualmente pelo Sindicato Nacional de Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog) como reconhecimento por trabalhos acadêmicos e jornalísticos que tratam da questão odontológica no país. Os Especial Saúde Bucal foi produzido por Adailma Mendes e Paulo Emanuel Lopes.
  
As outras três categorias do prêmio são: Valorização da Classe Odontológica - Cirurgião Dentista; Valorização da Classe Odontológica - Estudante de Odontologia; e Aprimoramento Técnico das Operadoras de Planos Odontológicos.
 
O Especial Saúde Bucal trouxe entrevistas com dentistas de diferentes segmentos. O objetivo era conhecer a realidade dos atendimentos odontológicos em um consultório particular, na rede pública de Fortaleza e de atuação no interior do Ceará. A constatação é de que a população cearense costuma procurar dentistas apenas quando surgem problemas, quando o ideal seria que o foco dos atendimentos odontológicos fosse direcionado à prevenção. Essa postura sobrecarrega os atendimentos de urgência e acaba por gerar o aparecimento de problemas sérios que poderiam ser evitados com uma simples ida semestral ao dentista. Isso levando em conta o quadro de quem tem acesso a atendimento odontológico.
   
Em relação à saúde suplementar odontológica, o especial observou que os planos odontológicos privados vêm ajudando a mudar esse cenário. Entre os anos de 2014 e 2017, de acordo com dados do Mapa Assistencial da Saúde Suplementar, disponibilizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por exemplo, foram realizados mais de 200 milhões de procedimentos preventivos em saúde bucal por meio da rede de saúde suplementar no Brasil. Duas personagens chegaram mesmo a contar como tiveram suas vidas impactadas positivamente a partir de atendimento odontológico especializado.
 
Redação O POVO Online