Participamos do

Maternidade-Escola participa da Semana Mundial do Aleitamento Materno

Objetivo é incentivar a amamentação e aumentar número de doadoras de leite
15:07 | Ago. 01, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Para incentivar o aleitamento materno, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMA).
 
De hoje, 1º, até o dia 7, mais de 100 ações como palestras para tirar dúvidas e incentivar a doação de leite, oficinas para ensinar a colher o leite e distribuição de panfletos serão realizadas. O evento é aberto ao público e destina-se a grávidas e mães que estão amamentando. 
  
“A amamentação de um bebê por pelo menos 6 meses ajuda a criança a não desenvolver doenças como hipertensão, diabetes e obesidade, até mesmo na fase adulta,” explica a enfermeira do Banco de Leite Humano da maternidade, Marielle Ribeiro. Para as mães, a amamentação diminui o risco de câncer de mama e de ovário, além de contribuir para o combate a hemorragia uterina. “Outro ponto positivo é a criação de um vínculo forte entre mãe e filho,”, acrescenta. Ela ainda explica que bebês que não são amamentados corretamente são mais propensos a serem contaminados por infecções.
  
Para que a amamentação seja benéfica para os dois, a mãe deve estar bem hidratada e alimentada, além de dormir bastante.
  
Já as mulheres que encontrarem dificuldade na hora da amamentação, o conselho é buscar ajuda em algum banco de leite materno. “Não procure informações na internet, porque tem muita coisa falsa,” alerta Marielle.
  
Outro alerta feito pela enfermeira é a “amamentação cruzada”, quando o bebê não é alimentado por sua própria mãe. “A criança está acostumada com o organismo da mãe. Se ela é amamentada por outra mulher, pode desenvolver doenças como aids”, esclarece.
  
Além de incentivar a amamentação, outro objetivo da Semana Mundial de Amamentação é aumentar o número de doadoras de leite. Para facilitar a doação, a Maternidade-Escola vai buscar o leite na casa da doadora, devendo-se para isso um agendamento prévio. 
  
Ao chegar no hospital, o leite passa por exames para verificar sua acidez e presença de bactérias, para depois ser liberado para uso. O Banco de Leite da Maternidade-Escola atende, em média, 100 bebês por mês.
 
 
Serviço
Semana Mundial de Aleitamento Materno
Local: Maternidade-Escola Assis Chateaubriand / Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo
Quando: de 1º a 7 de agosto.
Informações: 85 3366-8509, das 7 horas às 19horas


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente