PUBLICIDADE
Saúde
Doença autoimune

Lúpus: conheça os sintomas e causas

Esta quinta, 10, é considerada o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus

22:50 | 10/05/2018
Doença autoimune que atinge 200 mil brasileiros e tem difícil diagnóstico, o lúpus caracteriza-se por processo inflamatório que pode cometer vários órgãos, como a pele, articulações, rins, pulmões e o coração.
 
Selena Gomez, Lady Gaga e Astrid Fontenele são exemplos de pessoas que vivem com lúpus. (Foto: Reprodução)
O lúpus não é contagioso e acomete jovens de 20 a 40 anos, na maioria mulheres. Sua origem ainda não é totalmente conhecida, mas já se sabe que está relacionada a fatores genéticos, hormonais e ambientais.

O termo autoimune descreve uma doença que ocorre quando o próprio organismo ataca e destrói, por engano, tecidos saudáveis do corpo. Os sintomas podem aparecer e desaparecer, mas são controlados com tratamento adequado.

Famosas também estão entre as pessoas que convivem com a doença. Selena Gomez chegou a cancelar uma turnê em 2013 por conta do tratamento. Lady Gaga foi diagnosticada precocemente, mas não apresentou sintomas.
 
No Brasil, Astrid Fontenele informou aos fãs no Twitter ser portadora da doença, que atacava seus rins. Ela toma mais de 45 comprimidos para controlar os sintomas da doença.
 
Os tipos de lúpus e os sintomas
- Cutâneo: manifesta-se apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas) principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar, como rosto, colo e braços;

- Sistêmico: nessa condição, um ou mais órgãos internos são acometidos e é comum dores nas articulações.

Embora não tenha cura, o diagnóstico precoce do lúpus é importante para melhor controle do quadro inflamatório, por isso, é importante ficar atento aos principais sintomas: pressão alta, inchaço, fraqueza muscular, queda de cabelo, erupções cutâneas, dor nas articulações, fadiga, cansaço extremo e febre.

Nem todas as pessoas com lúpus apresentam os mesmos sintomas. Em todos os casos, é indicado buscar por um reumatologista.
 
Com informações do Catraca Livre e Uol
Redação O POVO Online