Participamos do

Especialista tira cinco dúvidas sobre os subtipos de vírus que causam a gripe

A professora e infectologista Mônica Façanha fala sobre as formas de prevenir, sintomas e grupos de risco na temporada de gripes no Estado
19:53 | Abr. 17, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Com a temporada de gripes do Ceará se aproximando, o número de casos aumenta. Além das gripes comuns causadas pelo vírus Influenza A, as ocasionadas pelos subtipos H1N1 e H3N2 são observadas por médicos nesta época. Devido ao surto de H1N1 há nove anos e a incidência de H3N2 na temporada de gripes do hemisfério norte, infectologistas alertam para a necessidade da vacina que protege desses vírus. Ouvida pelo O POVO Online para tirar dúvidas sobre as doenças, a professora e infectologista Mônica Façanha fala sobre as formas de prevenir, sintomas e grupos de risco.
[SAIBAMAIS]
A campanha de vacinação da Prefeitura contra a gripe começa em 23 de abril e vai até 1º de junho.

Subtipos de Influenza A não são necessariamente mais fortes
Existem alguns microorganismos que de fato tem mais poder infeccioso do que outros. Entretanto, esse não é o único fator que faz com que o vírus cause complicações e mortes. Em 2009, quando o H1N1 começou a infectar uma grande quantidade de pessoas, ninguém tinha resposta imunológica para lidar com esse novo vírus. Assim, ele se espalhou facilmente, chegando a ser declarado estado de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com Mônica, quanto mais casos da gripe, mais chances de aparecer casos raros e mais complicados. 

Imunidade contra H1N1 vem crescendo
À medida que o organismo humano foi entrando em contato com o vírus, o sistema imunológico criou estratégias para barrar o H1N1. Portanto, mais pessoas são imunes hoje do que quando aconteceu o surto e, provavelmente, a doença não chegaria ao mesmo nível epidemiológico. Apesar disso, a doença ainda acomete diversas pessoas, podendo levar à morte. Os grupos que mais têm possibilidade de ter complicações da gripe são idosos, crianças, gestantes e pessoas que já apresentam dificuldades no sistema respiratório. “As infecções podem ser gradativas, indo de fracas a fortes em todos os tipos de gripe”, afirma a infectologista.

Outro subtipo: H3N2
De acordo com Mônica, os vírus sempre são passíveis de mutação. O Influenza A já tem inúmeros subtipos que passam por períodos ativos e não ativos. Na temporada de gripes do hemisfério norte, que acontece no começo do inverno, o subtipo H3N2 foi um dos mais observados causadores das gripes da população. Tendo isso em mente, a vacina da gripe de 2018 deverá proteger contra esse vírus também. A vacina é planejada anualmente com base nos principais vírus causadores da doença e na probabilidade de eles estarem ativos na temporada de gripes.

Sintomas iguais
Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os de outras gripes da família do Influenza A. Além de sintomas ligados a inflamação do trato respiratório, como dor de garganta, tosse e coriza, as gripes trarão sintomas gerais, como dor de garganta, dor de cabeça e febre alta. A forma de transmissão também é a mesma. A pessoa doente libera gotículas que contêm o vírus no ar e em superfícies. 

Como prevenir 
A estação de gripes do Ceará começa em fevereiro, mas as vacinas só começam a ser aplicadas no final de abril. Distribuídas pela Prefeitura, a imunização deste ano vai proteger do H3N2 e do H1N1, além de vírus da família Influenza B. “Muita gente tem medo de se vacinar e ficar doente. É claro que a vacina não protege de todos os vírus existentes causadores de gripe, mas dos principais sim”, diz Mônica. Ela também recomenda manter as mãos higienizadas a maior parte do tempo. 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente