Participamos do

Contraceptivo masculino tem bons resultados no primeiro mês de testes

Teste clínico foi realizado com 83 homens entre 18 e 50 anos. O remédio apresentou menos efeitos colaterais que o último, divulgado em 2016
13:46 | Mar. 28, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Um novo anticoncepcional masculino apresentou sucesso em seu primeiro mês de teste clínico, realizado com 83 homens entre 18 e 50 anos. A pílula hormonal tem uso quase idêntico ao contraceptivo feminino, devendo ser tomada uma vez ao dia. Com o remédio, a quantidade de testosterona presente no corpo para evitar a produção de espermatozóides é modulada. 

A pílula foi chamada de DMAU, uma abreviação para undecanoato de nandrolona, nome da substância presente. Esse medicamento apresentou resultados melhores que uma outra droga que apareceu em 2016 e teve testes clínicos suspensos devido aos efeitos colaterais provocados pelo remédio. Com o DMAU, foram citados apenas leve ganho de peso e pequena redução do HDL, mas não houve diminuição no libido, aumento na acne e transtornos de humor, como no caso do outro remédio. 

Os 83 homens que chegaram ao fim do estudo testaram três doses diferentes do composto, que precisava ser ingerido todos os dias com comida para ser efetivo. Apenas 17 pessoas de 100 desistiram da pesquisa desenvolvida pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA. Após 28 dias, os voluntários que receberam 400 mg de DMAU, a dose mais alta testada, demonstraram níveis baixos de todos os hormônios necessários para a produção de esperma em relação aos que receberam placebo. 

Para afirmar que a pílula contraceptiva masculina de fato foi descoberta, ainda precisam ser testados os efeitos colaterais de médio e longo prazo, além do tempo para a restauração da fertilidade após o fim do tratamento. 
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente