Participamos do

Médico endoscopista fala sobre benefícios e malefícios do Omeprazol

O médico Juarez Sampaio disse que esse medicamento bloqueia a produção de ácido no estômago, podendo causar a sua atrofia
18:27 | Nov. 01, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Uma pesquisa da Universidade de Hong Kong e da University College London informou que as drogas do grupo de inibidores de bomba próton (IBP), a exemplo do Omeprazol, Pantoprazol e o Iansoprazol podem elevar em até 2,4 vezes as chances de ser desenvolvido câncer no estômago.

Conforme os pesquisadores, após a bactéria chamada Helicobacter pylori ter sido removida do equipamento, o risco de câncer estomacal aumentou na mesma intensidade, dosagem e duração do tratamento com medicamentos anti-refluxo.

Em entrevista ao O POVO Online, o médico endoscopista Juarez Sampaio afirmou que esse medicamento bloqueia a produção de ácido no estômago - que é necessário ao órgão -, podendo causar a sua atrofia. No entanto, não implica dizer que a droga é, necessariamente, causadora do câncer.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O profissional aconselha que esses remédios não sejam usados por longo prazo ou por qualquer razão. Para ele, é prudente tomar apenas em casos de úlceras estomacais, refluxos e gastrite. Dentro desse contexto, o médico Juarez Sampaio considera a droga como muito boa.

Para ele, embora existam alternativas ao Omeprazol, nenhum remédio ainda conseguiu ser tão eficiente quanto este. Somado a eficiência, outro fator que ainda não retirou o Omeprazol das prateleiras reside no seu bom posicionamento no mercado.     

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente