PUBLICIDADE
Saúde
avanço

Exame de sangue capaz de detectar o câncer no início é desenvolvido por cientistas

O estudo foi divulgado nessa quarta-feira, 16, na "Science Translational Medicine"

14:21 | 17/08/2017

Cientistas tomam como base alterações no DNA vistas em amostras de tumores de pacientes que passaram por biopsia
(Foto: Reprodução/Pennsylvania State University)
Cientistas tomam como base alterações no DNA vistas em amostras de tumores de pacientes que passaram por biopsia (Foto: Reprodução/Pennsylvania State University)

Um exame de sangue com capacidade para detectar o câncer com precisão está sendo desenvolvido por pesquisadores do Centro Kimmel, da Universidade de Johns Hopkins. O teste identificou, a partir de fragmentos de DNA, a presença de tumores em mais da metade das 138 pessoas que participaram da pesquisa. O estudo foi divulgado nessa quarta-feira, 16, na "Science Translational Medicine". As informações são do G1.

Nesses, o exame pôde identificar tumores de câncer colorretal, de mama, de pulmão e de ovário. Ainda em estudo, a estratégia não é novidade para a medicina e outras pesquisas buscam o teste. No início de agosto, uma pesquisa publicada na "Nature Communications" previu a metástase do câncer de mama.

Para desenvolver o teste, cientistas tomam como base alterações no DNA vistas em amostras de tumores de pacientes que passaram por biopsia. Após essa etapa, os tumores funcionam como "guia" para os erros genéticos que serão procurados no sangue.

De acordo com pesquisadores, a tarefa é complexa pela necessidade de diferenciar entre as verdadeiras mutações derivadas de câncer e as alterações genéticas normais que acontecem nas células do sangue.

Redação O POVO Online