Participamos do

Governo vai ampliar oferta de vacina contra a Influenza em 2018

O ministro da saúde afirmou que vai ampliar a cobertura e o número de doses da vacina para o próximo ano
10:32 | Fev. 09, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]O ministro da saúde, Ricardo Barros, afirmou que vai ampliar a oferta da vacina contra influenza em 2018 nesta quarta-feira, 8, no Instituto Butantan. São de 60 milhões doses para 80 milhões. Ricardo informou que vai estender a cobertura do público, mas ainda não foram definidos quais serão os grupos que terão direito à vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 


“Evidentemente haverá uma ampliação do público a ser coberto por essa vacinação. Nossa área do Programa Nacional de Imunizações vai definir conforme à disponibilização efetiva da vacina”, declarou o ministro. Neste ano, a vacinação tem como público alvo as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas com doenças crônicas ou que implicam a sua imunidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

 
Devido ao aumento da oferta, o diretor do Butantan, Jorge Kalil, informou que o instituto tem investido em modernizações. Anualmente, a composição da vacina contra a Influenza altera por conta das mutações frequentes do vírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza previsões de quais os tipos de vírus que vai circular nos hemisférios. Essa análise é baseada nas amostras de pacientes coletados nos centros sentinelas, presentes em todo o mundo.  

 

 

Para este ano, a vacina ofertada pelo SUS será a trivalente que é composta pelos vírus Influenza A (H1N1), B (H3N1) e B. No ano passado, foram registrados 1.982 óbitos em decorrência do vírus influenza H1N1 e 10.625 casos notificados.

 

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente