Participamos do

Estudo aponta que roer unhas e chupar dedos fortalecem o organismo; especialista contesta

Os cientistas da pesquisa avaliaram cerca de mil pessoas que apresentaram esses dois comportamentos quando criança
19:34 | Jul. 12, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O resultado de um estudo realizado na Nova Zelândia aponta que os hábitos de chupar dedo e roer as unhas podem fortalecer o sistema imunológico das crianças. A pesquisa foi publicada no periódico científico Pediatric em que indicam os efeitos positivos à exposição a micróbios e germes. Entretanto, especialista orienta evitar esses hábitos que podem causar risco à saúde.

Os cientistas da pesquisa avaliaram cerca de mil pessoas que apresentaram esses dois comportamentos quando criança. Ao atingir a adolescência e a fase adulta, esses participantes foram submetidos a teste para alergia. O resultado comprovou que, durante a adolescência, apresentaram 30% menos chances de sofrerem com reações alérgicas causadas por ácaros ou pelo de cachorro, por exemplo.

[SAIBAMAIS2]
Conforme os cientistas da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, essa proteção desenvolvida pela exposição é preservada na fase adulta. Segundo a alergologista Fabiane Pomiecinski, há uma probabilidade dessa pesquisa ter sido baseada na Hipótese da Higiene, elaborada por David Strachan em 1989, que aponta que infecções na infância podem reduzir as chances de desenvolver doenças alérgicas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Foi demonstrado através de estudos que o ambiente rural protege contra alergias, pois as crianças teriam mais contato com animais e terra”, explicou a especialista. Entretanto, mesmo com a existência da teoria, Fabiane enfatiza que o estudo não deslegitima os hábitos de higiene nas crianças, pois, até o momento, não determinaram uma exposição adequada para fortalecer o sistema imunológico. Dessa forma, o contato com sujeiras, segundo a especilista, ainda oferece riscos à saúde da criança.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente