Participamos do

Estudo mostra relação do câncer de próstata com tamanho da cintura

A pesquisa analisou a associação entre as medidas do corpo de homens na faixa dos 50 anos e o risco de câncer de próstata em 14 anos
20:21 | Jun. 03, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Universidade de Oxford, na Inglaterra, realizou um estudo em oito países europeus mostrando que 10 cm a mais na circunferência abdominal aumentariam as chances de homens desenvolverem câncer em 13%.

O câncer de próstata é o mais comum entre as pessoas do sexo masculino. O levantamento foi realizado com 140 mil homens, conforme divulgou o site BBC Brasil.

O estudo, que foi apresentado na Cúpula de Obesidade Europeia em Gotemburgo, na Suécia, analisou a associação entre as medidas do corpo de homens na faixa dos 50 anos e o risco de câncer de próstata em 14 anos. O maior grupo de risco era o de homens com cintura maior do que 94 cm. Durante o período, houve cerca de 7 mil casos de câncer de próstata, dos quais 934 foram fatais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Relação IMC e o câncer

No mesmo estudo, os pesquisadores descobriram que homens com um Índice de Massa Corporal (IMC) - determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, em que a massaestá em quilogramas e a altura em metros - alto e uma cintura larga tinham maiores chances de desenvolver câncer de próstata de alto risco, uma forma mais agressiva da doença.

Cientistas também observaram um maior risco de morte por câncer de próstata com maior IMC e circunferência abdominal.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente