Participamos do

Brasileiros fazem sexo três vezes por semana, aponta estudo

A psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, conduziu o estudo
19:21 | Jun. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) indica que os brasileiros afirmam fazer sexo, em média, 2,9 vezes por semana. As pessoas que responderam à pesquisa revelaram ainda que, se pudessem, gostariam de ter 5,5 relações por semana.
 
Os números apontados são da pesquisa Mosaico 2.0, divulgada no programa Bem Estar, da Globo, nesta quinta-feira, 9. A psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, conduziu o estudo.
 
Os dados atualizam o levantamento Mosaico Brasil, de 2008. Para a apuração, foram ouvidos 3 mil brasileiros distribuídos em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Porto Alegre e Distrito Federal. Desses, 49% eram mulheres e 51% homens. Os entrevistados tinham entre 18 e 70 anos.
 
Para a pesquisadora, a desproporção dos números se dá por motivos que variam de acordo com a faixa etária do público participante. Ela explica que adultos, muitas vezes em relações estáveis, têm excesso de trabalho e preocupações com o orçamento familiar como problema para as relações sexuais. "E quando esses filhos crescem, o que atrapalha é que a mulher entra em climatério, onde a disponibilidade sexual é menor. Isso justifica inclusive que a frequência sexual do homem é maior do que a da mulher na média", afirma.
 
De acordo com a pesquisa, homens têm em média mais relações sexuais por semana do que as mulheres - 3,15 entre o sexo masculino contra 2,65. Os homens gostariam de ter em média 6,48 relações por semana, enquanto as mulheres têm como expectativa 4,58 relações.
 
Ainda de acordo com os números, 9% dos brasileiros entre 18 e 70 anos não fazem sexo.
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente