Participamos do

Pelo menos 12 grupos pesquisam vacina contra o zika, diz OMS

15:12 | Fev. 08, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou hoje (8) que pelo menos 12 grupos pesquisam atualmente vacinas contra o vírus zika – todas em estágio inicial de desenvolvimento. A disponibilização das doses devidamente registradas, de acordo com a entidade, pode levar ainda alguns anos.
Segundo a OMS, estudos estão sendo realizados com base em terapias preventivas que funcionariam da mesma forma que a profilaxia para malária. “O uso de fumacê seguido da liberação controlada de mosquitos geneticamente modificados pode ser considerado oportuno para travar a propagação do zika”, informa a entidade.

A organização destacou ainda que trabalha para estabelecer redes de apoio regulamentares com o objetivo de acelerar a realização de testes clínicos em diversos países. Outra estratégia adotada pela OMS consiste no compartilhamento de amostras consideradas oportunas e de informações entre grupos de pesquisa sobre o zika.

“O diagnóstico, hoje, é uma urgência prioritária para que se possa ter certeza da presença do vírus zika e não de doenças similares e também provocadas por outros flavivírus transmitidos por mosquitos. Poucos testes diagnósticos estão disponíveis atualmente”, ressaltou a OMS.
Agência Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente