OMS declara Zika vírus emergência em saúde pública mundial
A diretora-geral da OMS afirmou que é necessário comprovar a ligação entre infecções pelo vírus em gestantes e casos de microcefalia em bebêsA Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta segunda-feira, 1º, situação de emergência em saúde pública de interesse internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo Zika vírus identificados em diversos países e de uma possível relação da doença com quadros registrados de malformação congênita e síndromes neurológicas.
A decisão foi tomada após reunião de um comitê de emergência em Genebra, convocado pela entidade na última sexta-feira, 29, para tratar do assunto.
[SAIBAMAIS3]Durante coletiva de imprensa, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, destacou que ainda é necessário comprovar cientificamente a ligação entre infecções pelo vírus Zika em gestantes e casos de microcefalia em bebês. As evidências, entretanto, são consideradas fortes pelos especialistas do grupo. “É preciso investigar e entender melhor a relação”, disse.
Margaret Chan cobrou ainda uma resposta internacional coordenada por parte dos países-membros para combater casos de infecção pelo vírus Zika no mundo.
Durante coletiva de imprensa, ela avaliou que a ausência de uma vacina contra o Zika e de testes de diagnóstico confiáveis somados à falta de imunidade na população dos países afetados pelo vírus constituem fatores de preocupação.
Agência Brasil
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente