Participamos do

Europa decide que obesidade pode ser deficiência

A decisão veio após o caso de um dinamarquês que alega ter sido demitido por ser obeso
10:29 | Dez. 19, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Corte Europeia de Justiça decidiu na última quinta-feira. 19, que obesidade pode ser considerada uma forma de deficiência física em determinadas circunstâncias. Com isso, obesos que se enquadrem nessas condições poderia estar protegidos pelas mesmas regras que outros tipos de deficientes.

 A decisão foi tomada após o caso de Karsten Kaltoft, um funcionário de creche dinamarquês que alegou ter sido demitido por ser obeso demais para realizar o trabalho.

 Segundo a BBC britânica, o tribunal considerou que, se o sobrepeso de uma pessoa impede "participação total e efetiva" no trabalho, então deve ser considerada uma deficiência. Essa decisão deve ser observada em toda a União Europeia, já que é o tribunal de mais alta instância.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[SAIBAMAIS2]Karsten trabalhava há 15 anos no mesmo lugar, quando foi demitido pelas autoridades locais da cidade de Billund quatro anos atrás. Segundo os empregadores, ele não era mais necessário porque o número de crianças havia diminuído, mas Kaltoft alegou que foi vítima e discriminação por causa de seus cerca de 160 kg.

 Para Karsten, ele não se considera como deficiente físico, já que alega conseguir fazer todas as suas tarefas. Mas a Justiça da Dinamarca vai avaliar se ele se encaixa na decisão da Corte Europeia.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente