Participamos do

Exposição ao sol pode reduzir ganho de peso e controlar diabetes

A pesquisa realizada em ratos revelou que a luz solar pode conter o desenvolvimento de diabetes do tipo 2
13:09 | Out. 24, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma pesquisa feita com ratos revelou que a luz do sol pode desacelerar o ganho de peso e o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Cientistas de Edimburgo (Escócia), Southampton (Inglaterra) e Perth (Austrália) verificaram que, diante da radiação ultravioleta, alguns ratos superalimentados passaram a comer menos. A partir do tratamento com a luz ultravioleta, os animais também apresentaram sinais de alerta menores de diabetes tipo 2, como níveis anormais de glicose e resistência à insulina.

De acordo com o estudo, entretanto, a vitamina D (essencial para a saúde dos ossos) produzida pelo corpo por estímulo da luz solar não está incluída no fenômeno.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os efeitos do teste estão ligados ao óxido nítrico que é liberado pela pele após exposição solar. Tanto que o mesmo efeito foi visto quando um creme contendo o composto foi aplicado sobre a pele dos ratos.

"Nós sabemos de estudos epidemiológicos que aqueles que tomam sol vivem mais do que aqueles que passam a vida na sombra. Estudos como esse nos ajudam a entender como o sol pode ser bom para nós", afirmou Richard Weller, professor de dermatologia da Universidade de Edimburgo.

A descoberta foi divulgada na publicação científica Diabetes, mas pesquisadores antecipam que é preciso ter cautela na interpretação dos resultados, considerando que os ratos são animais cobertos de pelos, noturnos, ou seja, normalmente não são expostos à muita luz solar. Especialistas também afirmam que são necessárias novas pesquisas que revelem mais claramente se o efeito da luz do sol resulta no mesmo efeito em humanos.

Segundo Shelley Gorman, principal autora do estudo, os resultados mostraram que a luz do sol é um elemento importante para um estilo de vida saudável. Por outro lado, Weller complementa que "Precisamos lembrar que o câncer de pele não é a única doença que pode matar e talvez devessemos equilibrar o nosso conselho de exposição ao sol".

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente