PUBLICIDADE
Notícias

Estudo relaciona dias de exercícios a aumento no consumo de álcool

Pesquisa foi elaborada nos Estados Unidos pela Northwestern University Feinberg School of Medicine, e contou com a participação de várias pessoas, com idades entre 18 e 89 anos

18:08 | 07/10/2014
NULL
NULL

De acordo com um estudo feito com 150 voluntários, publicado na revista online Health Psychology, da American Psychological Association, as pessoas se mostram  predispostas a consumir mais álcool nos dias em que se exercitam.

A equipe de pesquisa da Northwestern University Feinberg School of Medicine, em Chicago, Estados Unidos, agora pretende aprofundar a investigação para entender melhor a suposta relação, considerando que o atual estudo foi feito uniformemente com pessoas de várias idades e índices díspares de atividade física.

Veja também: Como desviar dos riscos e perigos do álcool

Cada um dos 150 participantes foi convidado a usar seu smartphone para relatar, durante três períodos de 21 dias consecutivos ao longo de um ano, sobre as atividades físicas realizas e sobre a quantidade de álcool ingerida.

"De segunda a quarta, as pessoas tendem a fechar as comportas, mas assim que começam as atividades sociais do fim de semana, na quinta-feira, aumenta a atividade física e o consumo de álcool", afirmou David E. Conroy, o chefe do estudo.

"Atividade física insuficiente e consumo de álcool estão vinculados a muitos problemas de saúde. E a ingestão excessiva de álcool tem muitos custos indiretos também. Precisamos descobrir como usar a atividade física de forma mais efetiva e segura sem os efeitos adversos do aumento no consumo de álcool", complementou Conroy, especialista em medicina preventiva.

O chefe do estudo especula que tal relação ocorra porque "talvez as pessoas queiram recompensar a si mesmas pelo esforço consumindo mais álcool, ou talvez porque a atividade física gere situações de mais convívio social, onde o álcool é consumido".

Redação O POVO Online

TAGS