Participamos do

Estudo relaciona dias de exercícios a aumento no consumo de álcool

Pesquisa foi elaborada nos Estados Unidos pela Northwestern University Feinberg School of Medicine, e contou com a participação de várias pessoas, com idades entre 18 e 89 anos
18:08 | Out. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

De acordo com um estudo feito com 150 voluntários, publicado na revista online Health Psychology, da American Psychological Association, as pessoas se mostram  predispostas a consumir mais álcool nos dias em que se exercitam.

A equipe de pesquisa da Northwestern University Feinberg School of Medicine, em Chicago, Estados Unidos, agora pretende aprofundar a investigação para entender melhor a suposta relação, considerando que o atual estudo foi feito uniformemente com pessoas de várias idades e índices díspares de atividade física.

Veja também: Como desviar dos riscos e perigos do álcool

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Cada um dos 150 participantes foi convidado a usar seu smartphone para relatar, durante três períodos de 21 dias consecutivos ao longo de um ano, sobre as atividades físicas realizas e sobre a quantidade de álcool ingerida.

"De segunda a quarta, as pessoas tendem a fechar as comportas, mas assim que começam as atividades sociais do fim de semana, na quinta-feira, aumenta a atividade física e o consumo de álcool", afirmou David E. Conroy, o chefe do estudo.

"Atividade física insuficiente e consumo de álcool estão vinculados a muitos problemas de saúde. E a ingestão excessiva de álcool tem muitos custos indiretos também. Precisamos descobrir como usar a atividade física de forma mais efetiva e segura sem os efeitos adversos do aumento no consumo de álcool", complementou Conroy, especialista em medicina preventiva.

O chefe do estudo especula que tal relação ocorra porque "talvez as pessoas queiram recompensar a si mesmas pelo esforço consumindo mais álcool, ou talvez porque a atividade física gere situações de mais convívio social, onde o álcool é consumido".

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente