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Conheça alimentos que ajudam a prevenir dor de cabeça e enxaqueca

A lista foi elaborada pela Revista Exame, baseada nas informações de Isolda Prado, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran)

19:00 | 15/10/2014
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Bastante conhecida pelo mundo inteiro, a cefaleia, mais popular como dor de cabeça, é um problema de saúde que pode ser causada por diversos fatores como tensão, traumas ou alterações inflamatórias.

De acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), 75% dos adultos entre 18 e 65 anos já sofreu com a dor ao longo da vida.

Acompanhada a outros sintomas, a cefaleia ainda pode ser o principal sinal da enxaqueca, que se apresenta através de uma dor latejante em grande parte das vezes.

Isolda Prado, professora da Universidade do Estado do Amazonas e médica nutróloga da Abran, listou alguns exemplos de alimentos que, aliados a atividades físicas regulares, podem auxiliar na prevenção de dores de cabeça e enxaquecas.

Confira a lista completa elaborada pela especialista com 20 alimentos que ajudam a prevenir a dor de cabeça e a enxaqueca:

1 - Café

O café pode ser benéfico para quem sofre de dor de cabeça provocada pela tensão, mas o consumo deve ser equilibrado. “O exagero no consumo de alimentos com cafeína podem deflagrar dores de cabeça crônicas, associadas à abstinência ou potencializar a enxaqueca para quem tem sensibilidade pela substância”, afirma Isolda;

2 - Salmão e sardinha

Peixes de água fria são indicados porque possuem altas concentrações de ômega-3, ácido graxo que combate inflamações e entupimentos de vasos sanguíneos;

3 - Cenoura

Por ser rica em antioxidantes, a cenoura é capaz de diminuir a produção das prostaglandinas, substâncias inflamatórias no corpo, diminuindo a dor de cabeça;

4 - Gengibre

Assim como a cenoura, o gengibre também é rico em antioxidantes, ideais na prevenção da temida dor de cabeça;

5 - Couve

Capaz de prevenir dores de cabeça, enxaqueca e até mesmo o câncer, a couve é outro alimento que contém substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias;

6 - Banana

A banana madura possui uma grande quantidade de triptofano, um aminoácido necessário para a síntese do neurotransmissor serotonina, um importante componente químico que influencia no sono e no bom humor;

7 - Cereais integrais

Assim como a banana, cereais como aveia, trigo, arroz, milho, centeio e cevada possuem também triptofano;

8 - Ovos

A médica Isolda Prado indica o ovo como aliado na prevenção das dores de cabeça, dada a quantidade de vitaminas do complexo B em sua composição;

9 - Ervilha

A ervilha também se configura como uma boa pedida contra as dores, considerando o bom índice de vitaminas do complexo B (principalmente B2, B5 e B9) que possui;

10 - Vegetais de cor verde escura

Brócolis, agrião, rúcula são alguns dos vegetais de cor verde escura importantes para quem sofre com enxaqueca, pois apresentam bons níveis de vitaminas do complexo B, antioxidantes e magnésio, além das vitaminas A, C, K, ácido fólico, cálcio, ferro, fósforo e potássio;

11 - Batata

Contanto que não seja frita, a batata é uma boa pedida, pois apresenta magnésio em sua composição;

12 - Leite desnatado e queijos magros

Presente no leite e seus derivados, o aminoácido triptofano é um ítem importante para quem batalha contra a dor de cabeça. O ideal, no entanto, é que seja consumido principalmente em versões mais magras.

 Redação O POVO Online

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