Participamos do

Confira lista do que é mito e verdade sobre a tapioca

De acordo com nutricionistas a tapioca tem a mesma quantidade calórica que o pão
14:44 | Out. 29, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Se você é daqueles que evita comer pão para não engordar e um das opções para substituí-lo é a tapioca, confira o que é mito e o que é verdade sobre o consumo desse alimento tão apreciado por alguns.

 

Comer tapioca é melhor do que comer pão

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Mito. De acordo com a nutricionista Sonja Salle, ao Globo.com, os dois produtos são amidos fontes de carboidratos simples (sem fibras). Logo, ambos oferecem energia ao corpo. Tapioca e pão são calorias vazias. Os dois só oferecem energia e mais nada. O ideal é sempre optar o consumo de alimentos com fibras para melhorar com o alto índice glicêmico.

Tapioca tem menos calorias que o pão

Mito. Para a nutricionista Sonja, em termos calóricos, uma fatia de pão de forma tem 67 calorias. Uma tapioca, com o mesmo peso, oferece 86 calorias.

A tapioca é nutritiva

Mito. De acordo com as nutricionistas Cynthia Howlett e Beatriz Serpa, quando comparado a outros tubérculos, a mandioca e sua farinha (tapioca) tem menor valor nutricional. Além de ser pobre em proteínas, sem fibras, sódio e ômega 3, a tapioca possui pouca quantidade de vitamina do complexo B como folato e vitamina B1, e alguns minerais como cálcio, ferro, potássio.

Ela ajuda no ganho peso

Verdade. De acordo com Cynthia e Beatriz é preciso cuidado para quem consome tapioca em excesso. O alimento é a terceira mais importante fonte de calorias dos trópicos. "A tapioca contém quantidade significativa de carboidrato de alto índice glicêmico e elevada densidade energética”, afirma.

O melhor recheio para a tapioca é o queijo?

MITO. Quando a tapioca é preparada com alimentos que contenham proteínas como o queijo, (seja qual for o queijo), e aquecidas direta do fogo, contribui para a formação de produtos de glicação não enzimática avançada, que podem acelerar o envelhecimento das células no nosso corpo, de acordo com as nutricionistas Cynthia e Beatriz.

Tapioca fornece energia rapidamente

VERDADE. A tapioca é um alimento de alto índice glicêmico, com isso ela pode ter grande utilidade para atletas, ou para quem pratica atividades físicas de alta intensidade por um período prolongado.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente