Participamos do

Dia Nacional do Linfoma é celebrado nesta segunda-feira

Com alta incidência em crianças, o linfoma pode atingir diversos graus de agressividade e diferenças de comportamento
12:40 | Set. 15, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Esta segunda-feira, 15, marca o Dia Nacional do Linfoma, um tipo de câncer de sangue, que se diagnosticado precocemente pode ser curado.

O linfoma ocorre quando uma célula normal do sistema linfático se desenvolve de forma anormal, cresce sem parar e se dissemina pelo organismo.

Com alta incidência em crianças, o linfoma pode atingir diversos graus de agressividade e diferenças de comportamento. Ele está dividido em dois grupos principais: linfoma de Hodgkin e linfoma de não-Hodgkin.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar de não estar entre os cânceres mais frequentemente diagnosticados, de acordo com a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), ele ocupa em torno da sexta posição em ocorrências e teve um aumento significativo nas últimas décadas, atingindo o dobro da incidência.

O linfoma ainda é uma doença desconhecida entre a população, mas o diagnóstico precoce é de extrema relevância para ajudar na cura do paciente.

Confira algumas recomendações para prevenir os casos:

- Evitar exposição prolongada a produtos químicos, em especial aos produtos agrícolas

- Pacientes infectados com o vírus HTLV e o vírus HIV correm risco maior de desenvolver linfoma, portanto devem estar mais atentos aos sintomas

- Fazer autoexames frequentemente. Quanto mais você conhecer o próprio corpo, mais depressa identificará possíveis alterações físicas

- Idosos devem ter atenção redobrada, já que a incidência de linfoma aumenta com a idade

- Procurar um médico caso note a presença de uma íngua (gânglio) no pescoço, axila, virilha, especialmente se ela não for dolorosa, tiver crescimento rápido

 

Redação O Povo Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente