Participamos do

Confira cinco alimentos que podem causar envelhecimento precoce

Doces, álcool, carne de churrasco, alimentos salgados e carne processadas devem ser ingeridas em poucas quantidades
15:44 | Ago. 12, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Para viver de maneira mais saudável, algumas pessoas procuram seguir dicas e métodos para um sucesso na saúde física e mental.

 

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Por isso, O POVO apresenta cinco alimentos que causam envelhecimento à pele. Confira:

 Doces

 Quem não gosta daquele doce após um almoço, ou depois de um jantar? No entanto, poucos sabem que ingerir uma sobrecarga de açúcar pode iniciar um processo de glicação, quando há um grande nível de açúcar superior ao que as células podem processar. O excesso das moléculas de açúcar se combina às proteínas sem a atuação de uma enzima. Esse processo dificulta do funcionamento das biomoléculas, que atinge o colágeno e causa o envelhecimento precoce.

 Álcool

 O responsável por uma pele saudável é ter um fígado saudável. Isso ocorre, quando o órgão trabalha bem e as toxinas que poderiam se acumular e afetar a pele, são expelidas de maneira natural. Logo, quando não ocorre esse processo, não há uma quebra nas toxinas e uma série de problemas começam surgir como acnes, rugas, e rosáceas. Além disso, o álcool causa desidratação e dificulta na hora de dormir. Esses dois fatores afetam a pele diretamente.

 Carne de Churrasco

 Churrasco. Quem não gosta daquela carne bem assada. Mas o que pode ser bom para saciar a fome pode ser prejudicial à pele. Para fazer o churrasco usa-se o carvão, o qual pode ser encontrado hidrocarboneto pró-inflamatório. O uso dele pode causar sérios problemas, já que a inflamação rompe o colágeno da pele. A dica, então, é limpar bem a grades e espetos, para não haver contaminação na hora da refeição.

 Alimentos salgados
Algumas pessoas evitam o uso de sal para cozinhar, mas isso não garante que a ingestão de sal é baixa. Muitos enlatados são preservados com sódio, além dos sucos de frutas em caixa. Esses podem causar retenção de líquido e provocar um olhar inchado. A dica é que, quando isso acontecer, aplique um hidratante à base de cafeína para combater essa retenção.

 Carnes processadas

 Para os amantes de linguiças, bacons e outros embutidos o cuidado não é diferente. Esses produtos contêm sulfitos e outros conservantes que podem causar infamações na pele e acelerar o processo de envelhecimento, além de serem ricos em sal. Apesar da dificuldade em tirar do cardápio, o ideal é evitar ingerir esses alimentos em excesso, aproveitando para comer mais vegetais.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente