Com vírus modificado, cientistas conseguem causar Aids em macacos

Nos Estados Unidos, cientistas conseguiram infectar macacos com o vírus da Aids e aceleram busca por cura da doença
19:58 | Jun. 20, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Um grupo de cientistas conseguiu dá um importante passo na busca pela cura da Aids. Após oito anos de estudos, os cientistas alteraram o vírus e conseguiram infectar macacos. Com isso, esses animais poderão ser usados em testes com medicamentos.

Para conseguir infectar os animais da espécie asiática Maccaca nemestrina com o HIV, os cientistas inseriram uma parte de um código genético que causa imunodeficiência em macacos, o SIV, e que é um parente distante do HIV.

No estudo divulgado na revista “Science”, os cientistas explicaram que o objetivo do trabalho era fazer com que as proteínas inseridas se conectassem as proteínas das células T CD4%2b, do sistema imunológico dos animais. Nos humanos, essas são as células atacadas pelo HIV.

Com isso, os pesquisadores acreditam que as buscas por formas de terapias serão aceleradas, já que até então apenas humanos e chipanzés poderiam contrair a doença.

Redação O POVO Online