Participamos do

Depois de petição, Coca-Cola retira ingrediente polêmico de bebidas

Substância BVO, que pode ser encontrada em bebidas como Fanta ou Powerade, também estaria presente em retardadores de chamas
12:42 | Mai. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O óleo vegetal bromado, ou BVO, na sigla em inglês, pode ser encontado em algumas bebidas produzidas pela companhia americana como o refrigerante Fanta ou isotônico Powerade.

De acordo com a assessoria de imprensa da empresa no Brasil, os produtos da Coca-Cola vendidos no país não incluem esse ingrediente: "O uso da substância não está previsto pela legislação brasileira, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", disse a assessoria da Coca-Cola em email enviado à BBC Brasil.

De acordo com o site BBC Brasil, o BVO já vem sendo utilizado como um estabilizador em bebidas com sabor de frutas e ajuda evitar que outros ingredientes se separem durante o processo de fabricação.

Os medos sobre os riscos do ingrediente à saúde estão relacionado ao brometo uma substancia também encontrada em retardadores de chamas.

Segundo estudos médicos, o consumo excessivo de refrigerantes contendo BVO foi ligados à efeitos negativos sobre a saúde, como perda de memória e problemas nos nervos e na pele

Ainda de acordo com o site BBC Brasil, o BVO foi retirado da lista de ingredientes da FDA (Food and Drug Administratios), órgao de vigilância sanitária dos Estados Unids considerados "seguros" em 1970.

Contudo as companhias de bebidas estão autorizadas a usa o BVO até o limite de 15 partes por milhão em suas bebidas.
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente