Como foi o desempenho de PL e aliados de Bolsonaro no 2º turno nas capitais

Partido do ex-presidente venceu em duas capitais, chegando a quatro ao todo nesta eleição

22:22 | Out. 27, 2024

Por: Luíza Vieira
FORTALEZA-CE, BRASIL, 17-08-2024: Ato de campanha (carreata) com André Fernandes. Presença do ex-presidente Jair Bolsonaro. (foto: Fabio Lima/ OPOVO) (foto: FÁBIO LIMA)

Neste domingo, 27, os eleitores de 16 capitais brasileiras foram às urnas para escolher, no segundo turno, o gestor municipal para o pleito 2025–2028. Os apoiados por Jair Bolsonaro estiveram no segundo turno em 16 capitais e cinco contaram com o apoio do presidente Lula (PT). O partido de Bolsonaro saiu vencedor em duas capitais neste domingo.

A legenda entrou na eleição com candidatos próprios em 14 capitais e conseguiu reeleger dois no primeiro turno: JHC, em Maceió (AL) e Tião Bocalom, em Rio Branco (AC).

Neste segundo turno, por sua vez, o PL elegeu dois prefeitos: Abílio Brunini, em Cuiabá (MT) e e Emília Corrêa, em Aracaju (SE).

Já no que se refere aos aliados, a sigla elegeu candidatos em outras quatro capitais, foram elas:

  • Boa Vista (RR), com a eleição de Arthur Henrique (MDB);
  • Natal (RN), com o candidato Paulinho Freire (União Brasil);
  • Porto Alegre (RS), com a vitória de Sebastião Melo (MDB);
  • São Paulo (SP), com a reeleição de Ricardo Nunes (MDB).

Aliados do ex-presidente concorreram em 11 capitais com segundo turno, disputando nos partidos PL, MDB, PSD e União Brasil.

O partido, contudo, perdeu em sete capitais, com André Fernandes (PL), em Fortaleza; Marcelo Queiroga (PL), em João Pessoa (PB); Cristina Graeml (PMB), em Curitiba (PR); Delegado Eder Mauro (PL), em Belém (PA); Janad Valcari (PL), em Palmas (TO); Fred Rodrigues (PL), em Goiânia (GO) e Bruno Engler (PL), em Belo Horizonte (MG).

A disputa mais acirrada entre as capitais mencionadas foi em Fortaleza, onde o candidato do PT, Evandro Leitão, venceu o concorrente do PL, André Fernandes, com 50,38% dos votos válidos.

Juntando apoiados e aliados, o partido de Bolsonaro conquistou seis capitais nas eleições. Com o resultado, o PL ficou entre as legendas que mais conquistaram prefeituras nas maiores cidades do país.