Datafolha Fortaleza: veja o resultado por gênero, idade, escolaridade, renda e religião
A pesquisa foi realizada de 25 a 26 de outubro de 2024 com 1.134 pessoas entrevistadas pessoalmente. O intervalo de confiança é de 95%
A pesquisa Datafolha, contratada pelo O POVO e divulgada neste sábado, 26, apontou o desempenho dos candidatos a prefeito de Fortaleza em determinados segmentos sociodemográficos, como gênero, nível de escolaridade, faixa de renda e religião.
Abaixo, listamos o cenário da disputa eleitoral na Capital, por segmento, considerando as preferências por André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A pesquisa Datafolha foi contratada pelo Grupo de Comunicação O POVO e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número CE-07939/2024. A pesquisa foi realizada de 25 a 26 de outubro de 2024 com 1.134 pessoas entrevistadas pessoalmente. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
A depender do segmento, a margem de erro varia, conforme apontado abaixo.
Gênero
Considerando o segmento de gênero, houve pouca variação em relação à pesquisa anterior. Entre os homens, André Fernandes tem 53% (+1), um ponto percentual a menos do que no último levantamento, Já Evandro Leitão registrou 41% (+4), oscilando positivamente dentro da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais para o eleitorado masculino.
Já entre as mulheres houve oscilação, Evandro está à frente numericamente com 49% (+1) da preferência desse eleitorado, contra 42% (+1) de André. A margem de erro também é de quatro pontos percentuais para o eleitorado feminino.
André lidera entre homens, enquanto Evandro está numericamente à frente entre mulheres. A campanha de Evandro tem enfatizado a propaganda contra o adversário entre as mulheres. Mas, a vantagem de André entre homens é mais significativa que a do petista entre mulheres.
Idade
Entre os mais jovens, de 16 a 24 anos, André lidera numericamente, com 47% da preferência contra 43%, de Leitão. A margem de erro máxima para essa faixa etária é de oito pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre os eleitores de 25 a 34 anos, André tem vantagem numérica, 52%, enquanto Evandro registrou 41% de preferência entre essa parcela do eleitorado. A margem de erro máxima para essa faixa etária é de seis pontos percentuais para mais ou para menos.
Para eleitores de 35 a 44 anos, André está numericamente à frente com 50% de preferência entre essa parcela do eleitorado; já Evandro registrou 45% de preferência. A margem de erro máxima para essa faixa etária é de seis pontos percentuais para mais ou para menos.
No recorte de 45 a 59 anos, André tem 48%, enquanto Evandro tem 44%. A margem de erro máxima para essa faixa etária é de seis pontos percentuais para mais ou para menos.
Já no cenário entre quem tem 60 anos ou mais, Evandro tem vantagem, com 54% das intenções de voto; enquanto André registrou 37%. A margem de erro máxima para essa faixa etária é de sete pontos percentuais para mais ou para menos.
Escolaridade
No segmento com ensino fundamental, Evandro tem vantagem com 59% contra 35% de André. A margem de erro máxima é de seis pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre os que têm ensino médio, André lidera com 52% das intenções de voto. Evandro registrou 39% neste recorte. A margem de erro máxima é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos..
Já entre quem tem nível superior, André agora aparece numericamente à frente, com 49% das intenções de voto, contra 44% de Evandro. A margem de erro máxima é de seis pontos percentuais para mais ou para menos.
Renda
Entre os que ganham até dois salários mínimos, Evandro registra 49% contra 42% de André, cenário que configura empate técnico dentro da margem de erro de quatro pontos percentuais para essa faixa de renda.
Entre quem tem como renda familiar mensal valores de dois a cinco salários mínimos, André tem 55%, contra 41% de Evandro. A margem de erro máxima é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.
Já entre os que ganham mais que cinco salários mínimos, André está numericamente à frente, com 48% da preferência dos eleitores, contra 43% que optam por Leitão. A margem de erro máxima é de oito pontos percentuais para mais ou para menos, neste segmento.
Religião
Evandro lidera entre católicos e André entre os evangélicos.
Entre o eleitorado católico, Evandro registrou 53% das intenções de voto. Já André tem 40% neste segmento religioso. A margem de erro máxima é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre os evangélicos, a vantagem é de Fernandes que registrou 62% das intenções de voto. Evandro tem 30% da preferência deste segmento religioso.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente