Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Supremo avisa à PF que coronel Lima não pode sair do País

16:00 | Out. 17, 2018
Autor -
Foto do autor
- Autor
Tipo Notícia

A secretária Judiciária Patrícia Pereira de Moura Martins, do Supremo Tribunal Federal (STF), avisou por meio de ofício ao diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, que o coronel reformado da Polícia Militar João Baptista Lima Filho, o coronel Lima - amigo do presidente Michel Temer (MDB) -, e também sua mulher Maria Rita Fratezi e outros dois indiciados não podem deixar o País.

A PF atribuiu os crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa aos quatro, Temer, sua filha Maristela, o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (MDB-PR) - o "homem da mala dos R$ 500 mil" - executivos da empresa Rodrimar e do grupo Libra no inquérito dos Portos.

"Senhor Diretor-Geral, de ordem, encaminho os termos do(a) despacho/decisão de cópia anexa, para adoção das providências necessárias ao seu cumprimento, no qual foi determinada a proibição de se ausentarem do país os seguintes investigados: João Baptista Lima Filho, Carlos Alberto Costa, Maria Rita Fratezi e Almir Martins Ferreira", informa a secretária judiciária.

A PF entregou nesta terça-feira, 16, a conclusão das investigações no gabinete do ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso. O inquérito apurou "se houve favorecimento a empresas concessionárias de terminais portuários e recebimento de vantagens indevidas por autoridades públicas na edição do Decreto nº 9.048, de 10.05.2017 (Decreto dos Portos)".

A Polícia Federal também pediu a Barroso o bloqueio de bens de todos os indiciados - inclusive de Temer - e a prisão preventiva de quatro deles: do coronel Lima e sua mulher, além de Carlos Alberto Costa e Almir Martins Ferreira, que atuaram respectivamente como sócio e contador do oficial.

O ministro vai aguardar um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) para decidir sobre esses pedidos. A PGR tem 15 dias para se manifestar.

No despacho, o ministro assinala que a PF afirmou ter produzido provas de "naturezas diversas", incluindo "colaborações premiadas, depoimentos, informações bancárias, fiscais, telemáticas e extratos de telefone, laudos periciais, informações e pronunciamentos do Tribunal de Contas da União" sobre as supostas irregularidades no decreto dos Portos.

A PF, diz Barroso, teria apurado fatos ao longo do inquérito "envolvendo propinas em espécie, propinas dissimuladas em doações eleitorais, pagamentos de despesas pessoais por interpostas pessoas - físicas e jurídicas -, atuação de empresas de fachada e contratos fictícios de prestação de serviços, em meio a outros".

Defesas

O advogado Brian Alves, responsável pela defesa do presidente Temer, disse que não se manifestaria porque não teve acesso ao relatório da Polícia Federal.

Já o advogado Cézar Bittencourt, que defende Rodrigo Rocha Loures, também disse que não teve acesso ao relatório policial e, portanto, "não há como se manifestar globalmente".

"No entanto, nesse inquérito, Rocha Loures não estava sendo investigado pelos crimes organizado e lavagem de dinheiro. Mas, certamente, não há elementos para a PGR oferecer denúncia contra Rocha Loures", afirmou o advogado.

Por meio de nota, os advogados Maurício Leite e Cristiano Benzota, responsáveis pela defesa do coronel João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, disseram estar "perplexos" com o pedido de prisão feito pela Polícia Federal. Segundos os advogados, o coronel está "afastado de suas atividades profissionais e, permanentemente, em sua residência cuidando da saúde". "Sempre foram apresentadas todas as informações solicitadas pelas autoridades, por intermédio de sua defesa, o que torna o pedido de prisão desprovido de fundamento legal", afirmam os defensores.

O criminalista Fábio Tofic Simantob, que defende o empresário Antônio Celso Grecco, disse que ainda não conhece os fundamentos da Polícia Federal para o indiciamento. "Ainda não tivemos acesso ao relatório de indiciamento para saber quais são os fundamentos, os fatos nos quais eles se baseiam. Então, assim que tivermos acesso ao relatório vamos nos manifestar."

Agência Estado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Latam amplia ofertas de voos no Ceará em agosto

ECONOMIA
2021-07-30 16:40:53
Autor Mirla Nobre
Foto do autor
Mirla Nobre Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A companhia aérea Latam Brasil informou que irá ampliar a oferta de voos para o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, no Ceará, em agosto. Em comparação ao mês de julho, serão cinco voos a mais. Na divulgação, a companhia informou que as rotas entre Fortaleza e Brasília (DF) passarão de 19 para 23 voos de segunda-feira a sexta-feira, e entre Fortaleza e Guarulhos, em São Paulo, a ampliação será de 34 para 35 voos semanais. A frequência das rotas entre a Capital e os dois destinos começa a partir do próximo domingo, 1º, e segue até o dia 31 de agosto.

Ainda para agosto, Fortaleza começa a receber voos do Grupo Itapemirim Transportes Aéreos. O início da venda de passagens aéreas para a Capital começou no fim do mês de maio. De acordo com a companhia, a expectativa é que, até junho de 2022, o grupo amplie a sua cobertura chegando a 35 destinos no Brasil.

Protocolos

Sobre a pandemia, a Latam informa no portal da companhia que cumpre os mais rígidos protocolos de prevenção ao novo coronavírus em suas aeronaves e nos aeroportos onde atua, seguindo as recomendações de organizações internacionais como a International Air Transport Association (IATA), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), governos e autoridades locais.

Entre os protocolos da companhia, o uso de máscaras faciais é obrigatório no aeroporto e durante todos os voos. A empresa ainda destaca que há a presença do sistema de filtro de ar HEPA, que elimina 99,97% de bactérias, vírus e outras impurezas do ambiente, devolvendo ar puro a cada 3 minutos. Também disponibiliza álcool em gel para a higienização das mãos, assegurando, assim, uma viagem tranquila e sem incertezas.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Polícia cumpre mandado de prisão contra ex-vereador do Rio

Geral
2021-07-30 16:36:15
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma operação realizada nesta sexta-feira (30) resultou na prisão do ex-vereador carioca Cristiano Girão e no cumprimento de mandado de prisão contra o ex-PM Ronnie Lessa, que já está preso, acusado pelas mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A prisão de Girão foi executada pela Polícia Civil, em São Paulo, onde ele estava morando.

Ex-vereador carioca tinha um mandado de prisão preventiva em aberto por duplo homicídio qualificado. Já o ex-PM Lessa é apontado pelas investigações como executor do crime. Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP/RJ), por meio da força-tarefa criada para investigar o caso Marielle, Girão e Lessa, foram denunciados pelas mortes de André Henrique da Silva Souza, conhecido pelo apelido de Zóio, e Juliana Sales de Oliveira, em 14 de junho de 2014, na Gardênia Azul.

De acordo com polícia, a motivação do duplo homicídio seria uma disputa territorial entre grupos de milicianos comandados por Girão contra a facção criminosa liderada por uma das vítimas, que tentava dominar a região da Gardênia Azul, na zona oeste, após a prisão do ex-vereador, que buscou retomar o domínio financeiro da organização sobre a comunidade e contratou Lessa, mediante pagamento, para a execução do crime.

Monitoramento

A operação aconteceu após trabalho de inteligência, monitoramento e vigilância de Girão, que foi localizado e preso no bairro Pari, área central da cidade de São Paulo, onde residia atualmente. A ação foi realizada pela equipe da Delegacia de Homicídios da Capital, com apoio da Polícia Civil paulista. Girão foi surpreendido em seu carro, após ter saído, ainda na madrugada, da loja onde dormia para evitar sua localização. Segundo as investigações, ele passou a adotar tal rotina depois da veiculação de notícia que apontava um pedido de prisão contra ele.

Ex-verador carioca ficou preso de 2009 a 2017, por envolvimento em milícia que controla a comunidade da Gardênia Azul, em Jacarepaguá. O advogado Zoser Plata Bondim Hardman de Araújo, que defende Girão, manifestou estranheza a prisão ter sido decretada por um fato ocorrido há sete anos. Ele adiantou que irá impetrar habeas corpus para que seu cliente possa responder ao processo em liberdade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Frio aumenta e 75 cidades gaúchas têm temperaturas abaixo de zero

Geral
2021-07-30 16:35:51
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Rio Grande do Sul teve hoje (30) o amanhecer mais frio do ano. Ao todo, 75 cidades do estado registraram no início do dia mínimas abaixo de zero. A menor temperatura ocorreu em Vacaria, -7,2°C. Cidades como Canela (-4,8°C), Gramado e Caxias do Sul, ambas com -2°C, também tiveram temperaturas baixas pela manhã.

As informações são da empresa MetSul Meteorologia, com base em dados de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e de particulares. 

A MetSul, no entanto, explicou que o número de municípios enfrentando frio intenso tende a ser maior. “Como são mínimas apenas de localidades que possuem estações [meteorológicas], é certo que a grande maioria dos 497 municípios do estado amanheceu hoje com marcas abaixo de zero”, acrescentou a empresa.

Segundo o Inmet, 52 estações meteorológicas em toda região sul acusaram temperaturas negativas no dia de ontem (29). No mesmo dia, as menores temperaturas na região foram em Bom Jardim da Serra (SC) -8,6°C; São Joaquim (SC) -5,3°C; Vacaria (RS) -4°C; e Inácio Martins (PR) -4°C. A estimativa do Inmet é que a massa de ar frio comece a deixar o país a partir de domingo (1º).

O frio intenso trouxe neve para algumas cidades do sul do país. Mas, além de paisagens bonitas e baixas temperaturas, o frio traz alguns perigos. Moradores de rua, crianças e idosos são os que mais sofrem com as baixas temperaturas. Hipotermia e baixa umidade são alguns desses perigos. Quem tiver qualquer dúvida ou emergência, deve ligar para a Defesa Civil da sua cidade.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

John Legend a Luan Santana: 10 lançamentos musicais do fim de semana

música
2021-07-30 16:11:00
Autor
Tipo Noticia

Este é o fim de semana dos feats! Artistas de diferentes estilos musicais se uniram para lançar novas músicas. Teve eletrônica com piseiro, forró com funk, álbum novo e a junção de artistas brasileiros com cantores internacionais. Confira a seleção do Vida&Arte:

1. Alok e John Legend - In My Mind

O DJ brasileiro Alok lança mais uma parceria internacional, desta vez com John Legend. A faixa foi gravada à distância devido a pandemia de Covid-19. "É um prazer enorme construir histórias com profissionais que sempre admirei e John Legend é um deles. Produzir 'In My Mind' com essa parceria foi, além de prazeroso, muito gratificante", disse Alok.

2. Billie Eilish – Happier Than Ever

O segundo álbum de Billie Eilish foi lançado. "Happier Than Ever" tem 16 faixas, incluindo os singles "My future", "Therefore I Am", "Your Power", "Lost Cause" e "NDA". Apesar de ter ganhado cinco prêmios Grammy's e bons números comerciais com o primeiro álbum - "When We All Fall Asleep, Where Do We Go?" -, Billie Eilish conta que se manteve tranquila em meio a produção do novo projeto. "Não foi forçado, não teve pressão, não foi assustador. Foi ótimo. Não teve um pensamento como: 'Como o álbum vai ser? Que música é essa?'. Nós apenas começamos a compor e continuamos compondo. Com o passar do tempo, o álbum se criou. Ele aconteceu. Foi fácil", afirma.

3. Claudia Leitte e Joey Montana – Samba Lento

Em parceria com o cantor de reggaeton panamenho Joey Montana, Claudia Leitte lança o clipe de "Samba Lento". O vídeo é marcado por simbologias e é preciso assistir atento para entender as referências. “Queríamos mostrar essas mudanças que as mulheres passam, a busca por uma versão melhor nossa sempre. A mitologia da águia é perfeita para explicar isso“, explica Claudia.

4. Pop Smoke e Dua Lipa – Demeanor

Saiu o clipe de "Demeanor", faixa que faz parte do póstumo de Pop Smoke, “Faith”, morto no ano passado. Uma semana após o lançamento do álbum, a música já superou nove milhões de streams só no Spotify e foi incluída nas principais playlists da plataforma, além de entrar no Top 40 das Rádios dos EUA. 

5. Luan Santana e MC Don Juan – Sorria

Os cantores Luan Santana e MC Don Juan se uniram para lançar o clipe de "Sorria". A música fala sobre liberdade dentro de um relacionamento e o clipe mostra um relacionamento em crise, evidenciando os diferentes lados de uma partida: da euforia ao arrependimento.

6. Lara Silva & Japinha Conde – Pode Ser Seu

A cearense Lara Silva e Japinha Conde se uniram na faixa "Pode Ser Eu". Lara, conhecida pelas danças e músicas de funk, se aventura pela primeira vez no forró. A música fala sobre a volta por cima após o fim de um relacionamento.

7. Mad Dogz e Mari Fernandez - Ficante Fiel

O piseiro se uniu a música eletrônica na faixa "Ficante Fiel" de Mad Dogz e da cantora cearense Mari Fernandez. O clipe, dirigido por Marcos Piki, foi gravado no Circo Panamericano em Goiânia traz referências na estética Rock n´Roll dos anos 1980 e 90.

 

8. Jorge du Peixe - Rei Bantu

O cantor e compositor Jorge Du Peixe há décadas coloca sua voz grave a serviço da banda Nãção Zumbi. Aproveitando o momento de pausa nos shows da banda pernambucana, ele lançou nesta sexta, 30, o primeiro single do álbum solo "Baião Grafino", com versões inéditas para a obra de Luiz Gonzaga. Sobre a faixa "Rei Bantu", Du Peixe falou: "Acho essa música muito importante por dois motivos: primeiro por não ter muitas versões conhecidas pelo público, e depois por ligar o maracatu ao baião".

9. Antóbio Zambujo - Lote B

O músico português António Zambujo já tem uma relação antiga com o Brasil. Além de ser um dos covnidados do último disco de Gal Costa, foi indicado ao Grammy Latino com um álbum dedicado às composições de Chico Buarque. Seu novo trabalho, "António Zambujo Voz e Violão", ganhou esse nome numa referência ao último disco de João Gilberto. O primeiro single, "Lote B", já tem clipe lançado.

10. Ayrton Montarroyos - Lupicínio Rodrigues, Entre Dores e Amores

Durante o período de isolamento social, o cantor pernambucano Ayrton Montarroyos montou uma série de lives temáticas convidando grande violonistas brasileiros. A cada live, um tema, um compositor, um músico diferente. Uma dessas lives foi dedicada ao rei da dor de cotovelo, Lupicínio Rodrigues. O projeto está disponível em formato de álbum em todas as plataformas digitais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Eleições em Missão Velha, Martinópole e Pedra Branca; tire todas as suas dúvidas

SERVIÇO
2021-07-30 16:05:34
Autor Filipe Pereira
Foto do autor
Filipe Pereira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Eleitores das cidades de Missão Velha, Martinópole e Pedra Branca vão voltar às urnas no próximo domingo, 1º de agosto para votar para prefeito e vice-prefeito. Os municípios vão passar por eleições suplementares, tipo de eleição que ocorre em algumas situações. Neste caso, quando a Justiça Eleitoral anula o registro de alguma candidatura ou cassa o diploma ou o próprio mandato de candidato eleito.

O horário de votação será o mesmo das eleições de 2020, das 7h às 17h. Segundo a coordenadora de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Edna Sabóia, a orientação é que, de 7h às 10h, eleitores com mais de 60 anos compareçam às suas seções eleitorais. Ela afirma que instituição trabalha para que as eleições suplementares nesses municípios ocorram de forma organizada e segura, principalmente no contexto da pandemia. 

"O maior cuidado da justiça eleitoral é com o cenário da pandemia, para evitar aglomerações. Estamos cuidando para fornecer ao eleitor toda essa segurança, como fornecimento de EPIs e todo o cuidado. A regra que foi adotada em 2020 também está sendo aplicada na eleição suplementar nos três municípios, onde é proibida a realização de eventos, caminhadas, carreatas e drive-thru", afirmou Edna em entrevista à rádio O POVO CBN. 

Além de poder recorrer ao Disque Eleitor 148 para eventuais dúvidas, a coordenadora orienta a utilização do aplicativo e-Título. "Ele serva para ele verificar onde ele vota e onde está situada a sua sessão. A orientação é se organizar, procurar o seu candidato e não demorar no local de votação. Isso garante não só a sua segurança, mas a de todos", destaca. A plataforma também é útil para justificar o voto caso necessário. 

Além disso, devido a ausência da identificação por biometria, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve sua caneta para assinar o caderno de votação. 

Ao todo, devem votar um total 69.012 eleitoras e eleitores nas urnas eletrônicas das 254 seções eleitorais, distribuídas nos 116 locais de votação dos municípios de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca. 

• Martinópole – 9.347 eleitores(as), que votarão em 33 seções, distribuídas em 9 locais;
• Missão Velha – 27.602 eleitores(as), que votarão em 92 seções, distribuídas em 36 locais; e
• Pedra Branca – 32.063 eleitores(as), que votarão em 129 seções, distribuídas em 71 locais.

A apuração dos votos nos três municípios será realizada nas sedes das respectivas Zonas Eleitorais. A totalização de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca será realizada pelas Zonas Eleitorais respectivas e os resultados serão divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa é que os resultados sejam publicados até às 22h. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags