Após morte de babá, Elmano propõe programa de apoio ao translado de cearenses mortos no exterior
Decisão vem após Governo do Estado custear o translado do corpo da babá cearense Lucinete Freitas, morta em Portugal em dezembro de 2025
18:29 | Fev. 11, 2026
O governador Elmano de Freitas (PT) enviou nesta quarta-feira, 11, mensagem à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para criar o Programa Estadual de Apoio Humanitário ao Traslado e ao Sepultamento Digno, voltado a cearenses mortos no exterior.
Em publicação nas redes sociais nesta tarde, Elmano afirmou que assinou e enviou a mensagem para a Assembleia. O governador destacou que a iniciativa é “essencial para garantir dignidade e apoio às famílias que enfrentam a dor da perda longe de casa”.
Leia mais
“Assinei hoje e enviei à Assembleia Legislativa a mensagem que cria o Programa Estadual de Apoio Humanitário ao Traslado e ao Sepultamento Digno de Cearenses vitimados no exterior. Uma iniciativa essencial para garantir dignidade e apoio às famílias que enfrentam a dor da perda longe de casa, assegurando suporte do Estado em um momento tão difícil, reafirmando nosso compromisso com a vida e com a solidariedade ao povo cearense, onde quer que ele esteja”, publicou.
A decisão do governador vem após a morte da babá cearense Lucinete Freitas, de 55 anos, em Lisboa, Portugal, no dia 5 de dezembro do ano passado. Lucinete era natural do município de Aracoiaba, a 75,07 quilômetros de Fortaleza e, em janeiro deste ano, o Governo do Ceará informou que iria arcar com o translado do corpo de Lucinete.
Investigação do Ministério Público de Portugal apontou que a babá teria sido morta com golpes de bloco de cimento na cabeça. O corpo da babá foi localizado em zona de mata em Lisboa no dia 18 de dezembro.
A principal suspeita do crime é a patroa de Lucinete, também brasileira e que não teve o nome divulgado. Ela está presa preventivamente e é investigada por homicídio qualificado, profanação de cadáver, posse de arma proibida e de falsidade.