PT: Secretaria de Mulheres repudia caso de importunação sexual

Secretaria de Mulheres do PT-CE repudia caso envolvendo suplente suspeito de importunação sexual

A defesa do petista afirma não passar de um "mal-entendido", gerado por lotação no desembarque e pressa dos passageiros
Atualizado às Autor Bruno Vasconcelos Tipo Notícia

Após a prisão do suplente de deputado estadual Pedro Lobo (PT), a Secretaria de Mulheres do PT Ceará divulgou uma nota de repúdio, contra qualquer tipo de violência contra mulheres. O político foi acusado de passar as partes íntimas em uma passageira, após desembarcar no aeroporto de Juazeiro do Norte, na segunda-feira, 2. O suspeito e a denunciante foram conduzidos pela Polícia Federal (PF).

Na publicação nas redes sociais, em colaboração entre o perfil da secretaria e os perfis das deputadas estaduais petistas Larissa Gaspar, Juliana Lucena e Jô Farias, o grupo reprovou o ocorrido e manifestou indignação com o caso, reforçando que ele "fere a dignidade e a liberdade" das mulheres.

"Repudiamos de forma veemente qualquer tipo de violência contra as mulheres. A importunação sexual é crime, fere a dignidade e a liberdade das mulheres e não pode ser naturalizada, relativizada ou banalizada", diz o agrupamento feminino em trecho da nota.

A Secretaria de Mulheres destacou ainda que estava em em diálogo com a Executiva Estadual do Partido, buscando, de forma intransigente, as providências cabíveis e necessárias.

Suplente de deputado foi suspenso

O PT Ceará decidiu, ainda na segunda-feira, 2, suspender temporariamente a filiação de Pedro Lobo.

Em nota oficial divulgada pelas redes sociais à noite, o PT Ceará informou que decidiu instaurar uma sindicância ética para apurar o caso.

Além disso, “como medida excepcional, provisória e cautelar”, o partido determinou a suspensão temporária da filiação enquanto durar a apuração dos fatos.

“A decisão foi tomada com responsabilidade e respeito às normas do PT. A sindicância é uma etapa preliminar, que não significa julgamento antecipado, mas tem como objetivo apurar os fatos com seriedade, transparência e dentro do devido processo”, diz o partido.

O que diz a defesa de Pedro Lobo

A defesa de Pedro Lobo divulgou, em nota, que o petista reafirma tranquilidade de consciência e disposição para colaborar com a investigação.

Segundo os advogados, Lobo sempre se impôs firmemente contra o feminicídio e contra qualquer outro tipo de violência de gênero, reforçando a luta pelos direitos femininos. Representantes legais também afirmaram que o episódio não passa de um "mal-entendido", em razão de pressa no desembarque e lotação, gerando diversas "interpretações" de um mesmo ocorrido.

Confira o comunicado na íntegra:

"Diante dos fatos recentemente divulgados, Pedro Lobo vem a público prestar esclarecimentos à população do Cariri e a seus eleitores.

Ao longo de sua trajetória política e social, sempre se posicionou com firmeza no combate ao feminicídio, à violência de gênero e na defesa dos direitos das mulheres — valores que orientam sua atuação pública e pessoal.

O episódio em questão decorre de um mal-entendido ocorrido ao final de uma viagem, durante o desembarque em um ambiente marcado por aglomeração, pressa dos passageiros e movimentação intensa de bagagens. Situações assim podem, infelizmente, gerar interpretações distintas sobre um mesmo fato, que serão devidamente esclarecidas pela apuração.

Pedro Lobo está tranquilo, com a consciência serena, e confia plenamente que a apuração criteriosa esclarecerá os fatos e demonstrará que não houve qualquer conduta criminosa de sua parte. Desde o início, tem colaborado com as autoridades, com transparência e respeito à investigação.

Reitera seu compromisso com a ética, com a verdade real dos fatos e permanece à disposição das autoridades e da sociedade, certo de que a verdade prevalecerá."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar