Lula vence todos os adversários em 2º turno, mas distância para Flávio diminui, diz AtlasIntel

Lula vence todos os adversários em 2º turno, mas distância para Flávio diminui, diz AtlasIntel

Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quarta-feira, 21, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possui 49,2% das intenções de voto e venceria o senador Flávio Bolsonaro (PL), que tem 44,9%, em eventual segundo turno para a Presidência da República. Outros 6% não sabem ou não responderam

O instituto entrevistou 5.418 pessoas, virtualmente, entre 15 e 20 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto porcentual para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-02804/2026.

Em comparação à pesquisa anterior, divulgada em dezembro, Lula caiu 3,8 pontos porcentuais, enquanto Flávio cresceu 3,9 pontos porcentuais. A distância, que era de 12 pontos porcentuais, caiu para 4,3 pontos porcentuais.

Já em cenário onde Lula enfrenta o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista possui 49,1% das intenções de voto, contra 45,4% de Tarcísio. Não sabem, ou não responderam somam 6%. Em comparação com a pesquisa anterior, os dois oscilaram positivamente, mas não chegaram a aumentar um ponto porcentual de distância.

Também foi apresentado um cenário onde Lula enfrenta a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Nele, Lula possui 49%, contra 45% de Michelle. Outros 6% não sabem ou não responderam.

Já se Lula enfrentar o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o petista tem 49% das intenções de voto, contra 39% de Caiado. Os que não sabem ou não responderam são 13%.

Na hipótese de Lula disputar a Presidência em segundo turno contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o presidente tem 49% das intenções de voto, enquanto Zema possui 39%. Os indecisos e os entrevistados que não responderam somam 12%.

Os mesmos índices foram registrados em uma eventual disputa contra o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 49% para Lula, 39% para Ratinho e um percentual de indecisos e que não responderam de 12%.

O maior índice de indecisos e entrevistados que não responderam está no cenário onde Lula enfrenta o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD). Nesse cenário, Lula possui 48%, enquanto Leite aparece com 23%.

A pesquisa ainda simulou um cenário de segundo turno com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, pela trama golpista, e inelegível. Nesse caso, Lula tem 49%, enquanto Bolsonaro possui 46%. Já 5% não sabem ou não responderam.

Veja quem são os mais rejeitados pelos eleitores

A pesquisa também mostrou que Jair Bolsonaro é o político com maior índice de rejeição. Metade dos 5,4 mil entrevistados pelo levantamento afirmaram que não votariam de jeito nenhum no ex-chefe do Executivo, atualmente preso e inelegível. O segundo político com maior rejeição é o presidente Lula, rejeitado por 49,7% dos eleitores.

No terceiro lugar da lista de rejeição aparece Flávio Bolsonaro, rejeitado por 47,4% dos entrevistados. Em seguida aparecem Renan Santos (Missão), com 45,6% de rejeição; a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, com 44,9%; o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), com 44,7%; e o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), com 43,4%.

Entre os governadores, o nome mais rejeitado é o de Minas, Romeu Zema, com 42,1%. Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, é rejeitado por 41,7% dos eleitores. Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, por 41,1%. Ronaldo Caiado, de Goiás, por 40,7%. Ratinho Júnior, do Paraná, por 39,9%.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é o último da lista de 13 nomes avaliada pelos entrevistados da AtlasIntel. Segundo a pesquisa, 36,% dos consultados disseram que não votariam de jeito nenhum no petista.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar