Câmara de Fortaleza registra 925 projetos apenas em janeiro
Uma das propostas sugere trocar pagamento de multas de trânsito em doação de sangue e medula óssea; confira
A Câmara Municipal de Fortaleza está em recesso até a próxima semana, mas já registrou quase mil projetos elaborados por vereadores durante o período. Entre as 925 propostas, divulgadas na terça-feira, 20, estão iniciativas com o objetivo de atender demandas sociais como educação, segurança animal e trânsito.
Embora o órgão esteja no intervalo entre os períodos legislativos, com início em 1º de fevereiro e 30 de junho, reinício em 1º de agosto e término em 22 de dezembro, somente no mês de janeiro, os vereadores protocolaram 925 matérias, às vésperas do retorno oficial às atividades. A maioria, 862, são requerimentos, pedidos formais de informação ou providências. Há ainda 52 projetos de indicação ao Poder Executivo, que funcionam como sugestão, 10 projetos de lei ordinária e um projeto de lei complementar.
Propostas de vereadores em janeiro
De acordo com o projeto de lei ordinária nº 1/2026, de autoria da vereadora Bella Carmelo (PL), o condutor que cometer infração de trânsito de natureza leve e média poderá liquidar a multa com doação de sangue e medula óssea, além do pagamento convencional. O PL tem como razão fortalecer a rede de saúde e ao mesmo tempo conscientizar os motoristas.
O projeto de indicação nº 52/2026 propõe a criação do "Programa SOS Pet Fortaleza". A ideia, registrada pelo vereador Aguiar Toba (PRD), consiste em reduzir os atropelamentos e maus-tratos a pets, com foco em cães e gatos.
Em apoio à rede de ensino público do Município, o vereador Adail Júnior (PDT) apresentou o PLO nº 8/2026, que visa identificar e estimular estudantes que tenham talento nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, para desenvolver projetos com resoluções de problemas na cidade.
Balanço da gestão
A Câmara retorna aos trabalhos na segunda-feira, 2. Está prevista a presença do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), que deverá apresentar o balanço das ações municipais do ano anterior e as principais diretrizes para 2026.