AO VIVO: Eduardo Bolsonaro reage após ter mandato cassado; operação da PF contra desvios no INSS
"Valeu a pena", diz Eduardo Bolsonaro após ter o mandato cassado pela Câmara dos Deputados
Com apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, o programa O POVO News desta sexta-feira, 19, destaca a decisão da Câmara dos Deputados que resultou na cassação dos mandatos de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ).
A edição analisa os fatores que pesaram contra os parlamentares, as reações políticas à decisão e os próximos passos do PL, que anunciou recurso. O programa conta ainda com a participação do analista político Gualter George.
No primeiro bloco, o O POVO News detalha a votação que levou à perda dos mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem. O programa discute o que pesou contra os parlamentares, além das consequências práticas da decisão.
Mesmo cassado, Eduardo Bolsonaro poderá concorrer nas eleições de 2026, conforme avaliação jurídica apresentada durante o debate. O deputado afirmou que “valeu a pena” perder o mandato, declaração que repercutiu entre aliados e opositores.
A edição aborda ainda o papel do deputado Antonio Carlos Rodrigues, membro antigo do PL que votou a favor da cassação de Eduardo Bolsonaro, e apresenta José Olímpio e Dr. Flávio, que assumem como novos deputados da sigla após a decisão da Câmara. O PL anunciou que vai recorrer contra a perda dos mandatos, sustentando que houve exagero na punição.
O programa analisa ainda a operação da Polícia Federal que investiga um esquema de fraudes no INSS, com foco na atuação de intermediários, suspeitas de ocultação de patrimônio e possíveis conexões políticas, além de indícios de tentativa de replicar o modelo de desvios em outros órgãos públicos.
A edição também aborda a escalada de tensões entre Venezuela e Estados Unidos, após alertas da Rússia, a movimentação de caças norte-americanos próximos à capital venezuelana e declarações do ex-presidente Donald Trump sobre o petróleo do país.
Outro tema em destaque é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), após o ministro Alexandre de Moraes autorizar a Polícia Federal a ouvi-lo sobre objetos guardados em cofres no Palácio da Alvorada, além da repercussão de falas do governador Romeu Zema sobre eventual concessão de perdão e do convite feito pelo presidente Lula a Gustavo Feliciano para assumir o Ministério do Turismo.
Assista
Acompanhe
O programa O POVO News ocorre de segunda a sexta-feira, em duas edições, com análise das principais notícias do dia.
Quando: segunda a sexta-feira, às 8h e às 18h
Onde: YouTube, LinkedIn, Instagram, Facebook e TikTok do O POVO