Lula anuncia saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo

Lula anuncia saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo

União Brasil havia expulsado Sabino por permanecer no governo Lula, contrariando ordens da direção nacional do partido
Atualizado às Autor Wilnan Custódio Tipo Notícia

O presidente Lula anunciou a saída do ministro do Turismo, Celso Sabino (sem partido), no início da tarde desta quarta-feira, 17. Sabino foi expulso do União Brasil, no último dia 8, após se recusar a sair do governo. O partido anunciou rompimento com o governo Lula em setembro, pedindo que filiados deixassem os cargos no governo.

Mesmo fora do governo, a sigla pediu o cargo do ministro a Lula, e anunciou Gustavo Feliciano, filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB) como substituto. Damião é um dos líderes da bancada evangélica e negra na Casa. Gustavo já foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do estado da Paraíba.

A negociação para escolha do substituto foi feita pela ala do partido mais próxima do governo, sendo autorizada pelo presidente da sigla, Antônio Rueda. A bancada do união mais proxima a gestão Lula, são cerca de 20 parlamentares do total de 59. 

Segundo aliados, as falas de Sabino sobre Rueda em relação a investigações de uma suposta ligação do dirigente partidário com o crime organizado podem ter acelerado a expulsão dele da sigla, e contribuíram para o aval de Rueda a negociar ao o governo o cargo do seu desafeto.

Expulsão de Sabino

Ao ser expulso do partido, o ministro disse a época considerar a medida “injusta” e “equivocada”, dizendo também deixar a sigla de “cabeça erguida”.

“Eu saio hoje do União Brasil com a minha cabeça erguida, porque saio com a minha ficha limpa, saio sem trazer comigo nenhuma mácula. Estou saindo do partido porque trabalhei pelo Brasil, pelo turismo, não me curvei e tive a coragem de enfrentar partidos políticos quando quiseram me obrigar a fazer o que eu não concordei”, disse ele na ocasião.

O União Brasil vinha demonstrando insatisfação com a participação no governo, e afirmando assumir uma postura de independência frente ao Planalto. Com o avanço das negociações para ser federar com o PP de Ciro Nogueira (PP-PI) e Arthur Lira (PP-AL), o partido anunciou oficialmente seu desembarque da gestão federal, afirmando ir para oposição junto ao progressistas.  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar