Quem é Macário Judice Neto, desembargador preso pela PF
Desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que abrange o Rio de Janeiro, Macário Judice Neto foi preso nesta terça-feira, 16, por suspeitas de irregularidades envolvendo a condução do caso do ex-deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos, conhecido como TH Joias. A reportagem tenta contato com a defesa.
Macário é um dos alvos da segunda fase da Operação Unha e Carne, que investiga o vazamento de informações sigilosas relacionadas à Operação Zargun. Na primeira fase, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), foi preso. Ele foi solto dias depois após deputados da Alerj votarem para revogar a prisão.
A PF apura o envolvimento de Macário, que atuou na Operação Zargun, no vazamento de informações. Ele foi relator do processo que envolve TH Joias, preso por envolvimento com a facção Comando Vermelho. A operação foi deflagrada em setembro para investigar uma organização criminosa de tráfico internacional de drogas e armas e que resultou na prisão do então deputado.
18 anos afastado e outros processos
O desembargador já foi alvo de outros processos, suspeito de vender sentenças no Espírito Santo. Ele chegou a ficar quase 18 anos afastado do cargo. Segundo consta no site da Universidade Federal do Espírito Santo, Macário foi nomeado desembargador federal em maio de 2023. À época, era o primeiro nome da lista.
Operação Unha e Carne
Por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal,
são cumpridos nesta fase mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em endereços no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
A ação faz parte da decisão do STF no julgamento da ADPF 635/RJ, que determinou investigações sobre a atuação de grupos criminosos violentos no estado e suas conexões com agentes públicos.